Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Startup covilhanense de Inteligência Artificial recebe investimento 1,5 milhões de euros Voltar

A startup covilhanense DeepNeuronic, que visa tornar os sistemas de videovigilância mais simples e automáticos, captou um investimento de 1.5 milhões de euros da empresa Ged Ventures Portugal.

A DeepNeuronic, fundada em 2021 por Vasco Lopes e Bruno Degardin, alunos de doutoramento na Universidade da Beira Interior, foca-se em facilitar o processo de supervisão de câmaras de vigilância com deteção automática, em tempo real, de situações anormais e perigosas, usando Inteligência Artificial e Visão Computacional que se interliga com os sistemas existentes.

O sistema permite detetar mais de 20 cenários perigosos, como acidentes rodoviários, incêndios, objetos abandonados, agressões, tiroteios, assaltos, quedas, entre outros, com a possibilidade de incluir novas situações. Além de alertas visuais e sonoros imediatos, o utilizador tem, ainda, acesso ao histórico de acontecimentos de fácil visualização e filtração.

Os fundadores da Deepneuronic consideram imperativo o investimento numa solução automática, num mundo com mais de mil milhões de câmaras de vigilância, sendo que, por norma, são apenas capazes de fazer simples deteções de movimento. “As infinidades de situações perigosas tornam o problema bastante complexo, contudo é exatamente este o foco de diferenciação da DeepNeuronic. A nossa tecnologia tem a flexibilidade para rapidamente se adaptar a novas e diferentes situações”.

Após um ano de desenvolvimento e validação desta solução, “o investimento da GED Ventures Portugal representa uma parceria estratégica, uma vez que permitirá consolidar a nossa tecnologia, nomeadamente na continuação do trabalho de Investigação e Desenvolvimento, permitindo alcançar o mercado internacional”.

Este investimento vem complementar o financiamento de 535 mil euros de um projeto nacional PT2020 e o de 75 mil euros pelo “Business Angel” Sergio Giacoletto, ex-vice presidente executivo da Oracle.

- 30 nov, 2022