Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

UBI e Sports Embassy lançam curso de Empreendedorismo e Gestão da Carreira Desportiva Voltar

A Universidade da Beira Interior (UBI) e a Sports Embassy vão promover o primeiro curso de Gestão da Carreira Desportiva em Portugal. “Empreendedorismo e Gestão da Carreira Desportiva” é como se designa a formação, que tem início a 12 de dezembro, criada para dotar os desportistas de ferramentas individuais que possibilitem o desenho de um projeto de desenvolvimento desportivo, assim como potenciar estratégias de valorização de carreira, de carreira dual e pós-carreira.

Segundo Bruno Travassos, docente do Departamento de Ciências do Desporto da UBI e treinador de Futsal da Federação Portuguesa de Futebol, o curso “permite que os desportistas olhem para a sua carreira desportiva como um processo e identifiquem o momento em que se encontram, bem como as estratégias para a melhoria desse mesmo percurso até à retirada”. “Dessa forma”, acrescenta, “estarão mais preparados para uma retirada da carreira desportiva mais consciente e facilitada”.

A Sports Embassy destaca o facto de ter como parceira uma Universidade de referência. Inês Caetano considera “extremamente gratificante poder fazer algo com o apoio de uma instituição Portuguesa como a UBI e, em particular, sob a orientação do excelente profissional que é o Bruno Travassos”. Destaca as experiências de sucesso como o “Athletes Social Leadership Camp” e outras iniciativas do género, em colaboração com a Associação de Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP), o Comité Olímpico Cabo-verdiano e respetiva Comissão de Atletas e Associação de Atletas Olímpicos, entre outros.

O curso será lecionado utilizando os princípios da gestão de projetos, indo “ao encontro das necessidades dos atletas de hoje, a pensar no seu amanhã”, conforme destaca o formador e atleta de elite Pedro Cary, empenhado em dotar os atletas de melhor literacia financeira.

O corpo docente conta ainda com Inês Franco Alexandre, ex-jogadora de hóquei em patins e Top 100 Women in Social Enterprise 2022 pela Comissão Europeia, que vai lecionar o módulo de Empreendedorismo e Paulo Rossas, ex-jogador de Futebol e Chief Innovation Officer da Lisbon Digital School. Rossas destaca o facto de o curso permitir “que todos os desportistas aprendam a capitalizar as suas valências desportistas, moldando-as, transformando-as ou adaptando-as em valências empreendedoras”.

A Sports Embassy procura trabalhar com ex-atletas que se especializam em diferentes áreas, como é o caso destes formadores, acreditando na mais-valia que podem trazer para outros Atletas e reconhecendo o seu percurso no Desporto como fundamental para o sucesso em qualquer área profissional.

- 28 nov, 2022