Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 550

Idanha debate cidades altomedievais da Península Ibérica Voltar

É já nos dias 24 a 26 de novembro que Idanha-a-Nova recebe o encontro internacional “Early Medieval Cities 2022”, dedicado ao estudo das cidades altomedievais da Península Ibérica.

A organização é do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa, em parceria com várias instituições, entre as quais a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

Os trabalhos decorrem no Centro Cultural Raiano, que acolherá palestras e debates. O programa inclui ainda uma visita à aldeia histórica de Idanha-a-Velha, na companhia da equipa do projeto de investigação IGAEDIS.

Os encontros “Early Medieval Cities Meetings” (EMCITY) visam promover um diálogo interdisciplinar e uma divulgação atempada e produtiva do trabalho de investigação em curso, realizado a nível nacional e internacional.

O evento terá a seguinte temática: “New approaches to Early Medieval Cities in the West of the Iberian Peninsula”, em português novas abordagens aos contextos urbanos altomedievais na Península Ibérica, reunindo equipas multidisciplinares de áreas como arqueologia, história, antropologia, paleobotânica, bioarqueologia, geoarqueologia, entre outras.

Este é um plano de trabalho que conta com a colaboração da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20).

Cada edição dos EMCITY é realizada em pequenas/médias cidades onde estão em curso projetos sobre arqueologia da Alta Idade Média, procurando a descentralização dos encontros científicos e o envolvimento com as comunidades locais e a sua história e património.

- 25 nov, 2022