Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 550

Licenciatura em Secretariado acreditada pelo período máximo Voltar

A licenciatura em Secretariado da Escola Superior de Educação do IPCB foi novamente acreditada por 6 anos, período máximo concedido pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

O ciclo de estudos, que completou em 2021 o seu 25.º Aniversário, demonstra toda a sua vitalidade, alicerçada em parcerias nacionais e internacionais com instituições de ensino superior com ofertas formativas idênticas, parcerias que favorecem o intercâmbio de estudantes e docentes, a investigação científica conjunta e a concretização de reuniões de especialistas.

O curso passou por diferentes fases de evolução, com o atual plano de estudos a entrar em vigor no ano letivo de 2016-2017, após uma profunda reestruturação. Neste momento, destacam-se como áreas formativas principais o Secretariado e Trabalho Administrativo, as Línguas e Culturas Portuguesa e Estrangeiras – Inglês, Espanhol e Francês – e a Gestão e Administração, respondendo às exigências do mercado de trabalho. Uma reorganização como a que se evidencia foi possível graças à estreita colaboração entre as Escolas Superiores de Educação e de Gestão do IPCB, que aliaram os seus esforços no sentido de delinearem um percurso formativo atrativo e adaptado ao mundo global em que vivemos.

Os resultados destas ações concertadas têm sido notórios e marcados por uma aceitação cada vez mais significativa dos diplomados em Secretariado pelas instituições e pelo tecido empresarial da região, e por um gradual e significativo aumento do número de estudantes, provenientes de todo o país, que ingressam no ciclo de estudos através dos diferentes contingentes de acesso ao ensino superior. A realização de estágios curriculares (no sexto semestre do curso) em organizações e empresas de variados setores de atividade em muito tem contribuído para a integração dos licenciados no mercado de trabalho, assim como a realização de diversos eventos e parcerias.

A título de exemplo, foi realizado o Colóquio Internacional Comemorativo dos 25 Anos de Formação em Secretariado / VI Jornadas de Secretariado da ESECB, que contou com a presença de docentes das Universidades de Navarra, Espanha, de Sergipe, Brasil ou de Lublin, Polónia, de Associações Profissionais como a ASP – Associação Portuguesa de Profissionais de Secretariado e Assessoria – e a FFMAS – Fédération Française des Métiers de l’Assistanat et du Secrétariat (Federação Francesa dos Profissionais de Assessoria e Secretariado) e ainda de estudantes e de diplomados da licenciatura em Secretariado, que partilharam as suas experiências de estágio e de trabalho.

- 23 nov, 2022