Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Iniciativa desmitificou e rastreou daltonismo nas escolas do concelho da Sertã Voltar

O daltonismo foi a tónica dominante de diversas atividades realizadas junto de alunos do terceiro ano do Agrupamento de Escolas da Sertã, integradas no “Programa ColorADD nas Escolas do Médio Tejo”. A iniciativa decorreu no início de novembro e foi dinamizada pela Associação ColorADD Social, no âmbito do plano de ação do Projeto Bússola, uma parceria entre o Município da Sertã e os estabelecimentos de ensino do concelho. Este programa inclusivo e de forte impacto social está a ser realizado um pouco por todo o país, com especial enfoque nas escolas da região do Médio Tejo, resultando da parceria com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), envolvendo um total de cerca de 2 mil crianças do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

A ação desenvolvida junto de todos os alunos do 3.º ano do Agrupamento de Escolas da Sertã foi composta por três atividades distintas realizadas no espaço-escola. Tendo como foco a comunidade escolar, decorreu uma ação de sensibilização sobre daltonismo, os seus constrangimentos e consequências no dia-a-dia. “Ver e Sentir as Cores” foi a atividade realizada com os alunos, que lhes permitiu experienciar o que é ver o mundo pelos olhos de um daltónico e sentir as dificuldades e constrangimentos que daí advém. Por fim, foi feito um rastreio precoce do daltonismo e, por forma a otimizar sinergias, em simultâneo decorreu um rastreio de acuidade visual por profissionais locais. A cada um dos alunos participantes nas atividades foi oferecido material escolar didático com o código ColorADD, com o propósito de “ensinar” aquela ferramenta universal, ao mesmo tempo que possibilitou que, durante a realização das ações do “Programa ColorADD nas Escolas”, cada criança pudesse trabalhar com o seu material e contactar diretamente com esta linguagem universal e inclusiva.

No total, participaram nesta ação 154 alunos de nove turmas das sete escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas da Sertã: Escola Básica do Cabeçudo, Escola Básica do Castelo, Escola Básica da Cumeada, Escola Básica de Pedrógão Pequeno, Escola

Básica São Nuno de Santa Maria de Cernache do Bonjardim, Escola Básica da Sertã e Escola Básica da Várzea dos Cavaleiros.

Para Cristina Nunes, Vereadora da Ação Social do Município da Sertã, «trata-se de uma iniciativa de inclusão social que é de enaltecer. A realização de sessões de sensibilização e rastreio junto dos alunos é fundamental para a deteção precoce do daltonismo e para a minimização do seu impacto na exclusão social no seio da comunidade escolar».

- 21 nov, 2022