Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

PSD questiona Ministra sobre portagens Voltar

Foi em audiência à Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, na sequência da discussão em especialidade do Orçamento de Estado 2023, que a deputada do PSD Cláudia André, eleita por Castelo Branco, questionou a Ministra sobre os descontos nas portagens da A23 e o ponto de situação do IC31.

Cláudia André começou por relembrar que a proposta do PSD em 2021 “aprovada e vertida em lei, e que o governo PS ainda não cumpriu, previa a redução de 50 e 70% nos pórticos daquela altura”.

 A proposta de “orçamento de 2023 refere, no artigo 189º, que serão aplicados regimes de descontos. Que regimes são estes? Como se vão traduzir? O que queremos saber é qual o valor das portagens na A23 em 2023? Terão ou não descontos? Como serão feitos esses descontos?

Qual o verdadeiro impacto na carteira dos beirões?”, quis saber a parlamentar.

Além das portagens a parlamentar quis saber qual o ponto de situação do IC31.

“No site das Infraestruturas de Portugal constava em dezembro de 2021 o anúncio do projeto para a construção do IC31 entre Castelo Branco e Monfortinho, no entanto no mesmo site, no item Principais Empreitadas Rodoviárias Em Desenvolvimento, em Setembro De 2022, não consta qualquer referência ao IC31, o que significa que ou não está em desenvolvimento ou não é principal”, começou por salientar a deputada.

Desta forma, e salientando que “queremos uma via principal, não queremos migalhas nem queremos os restos de algum resquício”, Cláudia André quis saber “qual o ponto de situação do IC31? Qual a dotação orçamental para este traçado?”.

- 19 nov, 2022