Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Projeto Europeu vai ajudar a tratar castanheiros Voltar

Nos próximos 5 anos o projeto LIFE FAGESOS vai financiar a intervenção em cerca de 250 hectares de souto no concelho de Trancoso, através da aplicação de tratamentos às árvores e implementação de medidas de higiene nos soutos de forma a impedir a proliferação da doença da tinta.

“A doença da tinta é causada por uma espécie de fungo que vive no solo do género Phytophthora que se espalha no solo através de uma espécie rede formada pelas suas hifas e através de esporos (são como sementes) que se dispersam através da água no solo, através das botas e dos pneus dos veículos quando estão com lama”, explica José Gomes Laranjo, coordenador do LIFE FAGESOS para Portugal.

Para evitar o mais possível esta dispersão o projeto pretende dar formação aos produtores e instalar uma série de estruturas para apoiar nas medidas de higiene.

Por Portugal integram o consórcio a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que fará parceria com a Câmara Municipal de Trancoso.

O consórcio é liderado pelo Município de Monte San Biagio (Itália) envolvendo outros parceiros de Itália, a Universidade de Tuscia, Universidade de Sassari, Município de Canepina, Município de Vallerano, Região de Lazio, Parque Natural e Regional Monti Ausoni e Lago di Fondi e a Sociedade Agrícola Monte Arcosu.

De Espanha integram o consórcio a Universidade de Córdoba, o Centro de Investigações Aplicadas e Desenvolvimento Rural, Agrotecnologias Naturais e La Almoraima.

O projeto tem por objetivo “o tratamento em larga escala de áreas de castanheiro afectadas pela doença da tinta em Trancoso e em Itália, nos municípios de Canepina e Vallerano e de sobreiro em Espanha na região da Andaluzia e na Itália, na Sardenha e no Município de Monte San Biagio”.

Este foi apresentado no passado sábado, dia 5 de novembro, pelas 10h30, no Pavilhão Multiusos de Trancoso, durante as Jornadas Técnicas do Castanheiro, inseridas no âmbito da Feira da Castanha e Paladares de Outono.

- 19 nov, 2022