Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Covilhã debateu solidariedade e saúde pública Voltar

A Covilhã recebeu o segundo encontro «Covilhã Social». A vereadora com o pelouro da ação social, Regina Gouveia, justifica o tema escolhido, «Saúde Pública e Desenvolvimento Local», com a interligação que um deve ter com o outro, vincando que “investir em promoção de saúde pública é investir em desenvolvimento local”.

“É fundamental que municípios, entidades culturais, militares e sociais se possam aliar às entidades e profissionais de saúde em projetos e intervenções que promovam mais saúde pública”, realça.

“As novas competências na área da saúde e social não implicam que o município tenha Know-how, tenha especialização na área da saúde, não o consideramos, consideramos sim que devemos alargar a nossa articulação e integração com outras entidades, nomeadamente as de saúde e sociais”, afirmou a autarca, defendendo que ao município cabe a missão da “mediação, facilitação, integração e articulação”, diz.

O diretor executivo do ACES Cova da Beira, Manuel Geraldes, sublinhou a importância destas parcerias e destes encontros, tanto para a área da saúde como para a social.

“Pretendemos reforçar e consolidar o modelo direcionado aos cuidados de proximidade e garante da equidade, tendo os profissionais de saúde um papel preponderante ao prestarem cuidados de saúde personalizados ao individuo e à família e na comunidade”, diz.

No final a vereadora Regina Gouveia vincou o papel das autoridades de saúde durante a pandemia. “Ela representa para nós, porque ficará durante muito tempo, a inspiração do que deve ser um responsável nesta área. Sempre encarou o seu papel, muito para além do dever profissional. Deu tudo de si”, afirmou.

- 02 nov, 2022