Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

UBI lidera projeto transfronteiriço para a transferência de conhecimento Voltar

O projeto INESPO Plus – Boas Práticas de Transferência de Conhecimento Universidade-Empresa da Região Centro de Portugal e Castilla y León (Espanha) arrancou oficialmente a meio de setembro, através da realização do “kick off meeting” na Universidade da Beira Interior (UBI).

Este projeto tem, como objetivos gerais, a capitalização dos resultados da última edição do INESPO III, que decorreu entre 2017 e 2019, procurando incrementar o seu impacto transfronteiriço, por via da cooperação. O projeto assenta na realização de uma só atividade principal, concentrando três ações concretas: capitalização das principais ações da última edição do projeto (Prototransfer – concurso de protótipos e CEBT Ibérico – Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica); realização de Workshops Transfronteiriços Universidade-Empresa de temas prioritários na agenda do POCTEP 2021-2027; e organização de uma Mostra Tecnológica Transfronteiriça, com o intuito de promover a transferência para o mercado das tecnologias apoiadas.

A equipa de gestão do projeto conta com Maria José Madeira (Departamento de Gestão e Economia), coordenadora geral, e Edgar Nave (Gabinete de Empreendedorismo, Saídas Profissionais e Alumni).

Além da UBI, como coordenador e líder, o projeto tem como beneficiários a Universidade de Coimbra (UC), a Universidade de Aveiro (UA) e, do lado espanhol, a Fundación General de la Universidad de Salamanca (FGUSAL), a Fundación General de la Universidad de Valladolid (FGUVA), a Fundación General de la Universidad de León (FGULEM) e a Universidad Pontifícia de Salamanca (UPSA).

O INESPO Plus tem como data de término junho de 2023, inserindo-se na 6ª convocatória do Programa Interreg España-Portugal (POCTEP) 2014-2020. O projeto apresenta uma dotação global de 296.041,41€ (UBI: 61.754,88€), sendo cofinanciado pelo Programa V A Interreg España-Portugal (POCTEP) 2014-2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). O “kick off meeting” decorreu a 20 de setembro.

- 28 out, 2022