Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Cláudia André questiona falta de transporte escolar aos alunos da Soalheira Voltar

A deputada do PSD Cláudia André, eleita pelo distrito de Castelo Branco, questionou recentemente a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, sobre a falta de transporte escolar para alunos da freguesia da Soalheira, concelho do Fundão.

“Dezoito alunos da Soalheira estão atualmente sem transporte para frequentar as suas escolas no concelho de Castelo Branco. Segundo a imprensa local, alguns na primeira semana assistiram às aulas online por não terem transporte. Não foram avisados que a carreira, ou seja, o transporte público, iria deixar de passar junto à sua residência”, começou por alertar Cláudia André, em audição parlamentar.

A deputada explicou ainda que estes alunos “matricularam-se nas escolas de Castelo Branco, as mais próximas da área de residência” e que o concelho do Fundão “disponibiliza transporte, mas para as escolas do seu concelho, o que significaria para estes alunos apanharem o autocarro às 6h30 da manhã para iniciarem as aulas às 8h30 ou 9 da manhã, e Castelo Branco também disponibiliza transporte mas apenas para os residentes do seu concelho, o que não é o caso destes alunos pois pertencem ao Fundão”.

Depois de salientar que estes dois concelhos pertencem a diferentes Comunidades Intermunicipais, Cláudia André afirma que “municípios e CIM’s estão “a cumprir o contrato que assinaram e por isso estão a fazer valer da sua razão”. Situação que para a parlamentar demonstra “que os contratos interadministrativos da delegação de competências deixam várias lacunas e deixam muito a desejar quanto a alguma dispersão do território ou quanto à oferta sobretudo para os munícipes que trabalham e que estudam”.

Após o exposto Cláudia André quis saber se a Ministra Ana Abrunhosa “vai tentar resolver esta e outras questões que demonstram as lacunas destes contratos ou irá simplesmente redimir-se a isto ser competência das câmaras e das CIM’s?” Em resposta Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, afirma que vai “perceber o que é que se passa com esta situação”.

- 16 out, 2022