Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Autarquia de Gouveia entrega cadernos de fichas a alunos Voltar

O Município de Gouveia está a proceder à entrega dos cadernos de atividades para as disciplinas de Português, Matemática, Estudo do Meio e Inglês, a todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Gouveia, matriculados no ano letivo 2022/2023. Este ano, excecionalmente, a entrega dos cadernos de atividades está a decorrer ao longo desta semana, devido ao atraso da entrega dos mesmos por parte das editoras. Por esse motivo, o Município de Gouveia teve que cancelar a cerimónia de entrega pública dos cadernos, agendada para o passado dia 15 de setembro. Este apoio beneficia os alunos inscritos no 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Gouveia, correspondendo a um investimento de cerca de 13.000,00 euros em cadernos de fichas por parte do Município de Gouveia.

A rede de escolas do 1º ciclo do concelho de Gouveia é constituída por oito escolas, frequentadas por 320 alunos. A autarquia mantém a gratuitidade dos transportes escolares, promove as atividades de enriquecimento curricular, assegura a componente de apoio à família no ensino básico e as atividades de animação e apoio à família no ensino pré-escolar, para além de dinamizar todos os apoios no âmbito da ação social escolar.

O Município mantém em funcionamento uma cantina escolar, a residência de estudantes, suporta a ação social escolar, nomeadamente cadernos de fichas, refeições e apoio material a alunos e escolas contribuindo diretamente para a qualificação do ensino no concelho e apoiando direta e indiretamente os agregados familiares. Para além dos investimentos diretos ao 1.º Ciclo, o Município apoia, ao abrigo do Regulamento do Programa “Gouveia Educa”, os jovens de diferentes níveis de ensino através de medidas de apoio em áreas como a frequência do ensino artístico, direcionado ao ensino básico; o apoio às deslocações e apoio económico dirigidos ao ensino superior; o apoio nos transportes escolares e ainda os prémios de mérito, que são transversais a todos os níveis de ensino, num valor de investimento que ronda os 300.000,00 euros em apoios educativos. O Município de Gouveia tem vindo, ainda, a proceder a algumas intervenções e melhorias em espaços escolares, no sentido de proporcionar melhores condições a todos os elementos da comunidade educativa.

A Câmara Municipal de Gouveia assumiu novas competências na área da Educação no âmbito da descentralização, sendo que, ao assumir novas responsabilidades, obrigou a um ajustamento do orçamento municipal e a um investimento na área da educação. Todas estas medidas de investimento direto nas crianças e jovens do concelho permitem estimular e promover o seu percurso escolar, proporcionando o acesso de todos à educação e formação.

- 05 out, 2022