Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Centro Agroalimentar promove empreendedorismo na Beira Baixa e na Serra da Estrela Voltar

O projeto INOV2B – Inovar pretende “promover o empreendedorismo nas regiões da Beira Baixa e Beiras e Serra da Estrela, apoiando os novos empresários e empreendedores atuais e potenciais para uma melhor adaptação à mudança num contexto de incerteza, através do estímulo ao espírito empresarial e competitividade territorial na região”, explicou o CATAA.

Além do CATAA, o projeto conta ainda com a participação da Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (InovCluster) e do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB).

O INOV2B pretende capacitar para “a geração de ideias/produtos inovadores e para a concretização de novas iniciativas empresariais e criação de novas empresas”, especialmente em empreendedorismo qualificado e criativo nas fileiras “agroalimentar e TICE [Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica], e nas atividades das indústrias culturais e criativas e de automação e robótica, fomentando, em simultâneo, a cooperação e inovação intersetorial”.

O projeto visa ainda fomentar o incremento do empreendedorismo dentro das empresas existentes, por via da sua capacitação, da capacitação dos empresários e dirigentes e dos trabalhadores para o empreendedorismo e para a inovação.

O projeto tem um investimento total elegível de 505.961,80 euros, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro- CENTRO 2020.

A data de conclusão do INOV2B – Inovar é o dia 30 de junho de 2023.

O CATAA é uma associação sem fins lucrativos, de natureza privada, constituída em julho de 2010.

Detida na sua maioria pelo município de Castelo Branco, tem como associados o IPCB e a InovCluster.

É constituído por três unidades laboratoriais (físico-química, microbiologia e análise sensorial) e por quatro unidades de desenvolvimento tecnológico (lácteos, cárneos, azeites e hortofrutícolas).

A associação, no seu conjunto, está vocacionada para a investigação, desenvolvimento, transferência de tecnologia e formação, com principal foco no setor agroalimentar.

- 05 out, 2022