Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Candidaturas ao Prémio Duarte Simões para diplomadas em Mestrado na UBI Voltar

O Rotary Club da Covilhã (RCC) homenageia um dos grandes impulsionadores do Instituto Politécnico da Covilhã, hoje Universidade da Beira Interior (UBI), com a criação do Prémio por Mérito Duarte Simões, que será atribuído a uma estudante do sexo feminino da UBI que tenha concluído a sua Dissertação de Mestrado. As candidaturas estão abertas até dia 31 de outubro.

São elegíveis as mestres que comprovem terem estado inscritas e terem tido aproveitamento num curso de 2.º Ciclo/Mestrado. O trabalho ou dissertação a candidatar deve evidenciar especial interesse pela divulgação, promoção e desenvolvimento local do concelho da Covilhã ou região e/ou numa das áreas de Enfoque do Rotary: Paz e Resolução de conflitos, Prevenção e tratamento de doenças, Água e Saneamento - Recursos Hídricos, Saúde Materno-infantil, Educação Básica e Alfabetização, Desenvolvimento Económico e Comunitário e Apoio ao Meio Ambiente.

As candidatas terão de expressar o seu interesse através do envio de um e-mail para o correio eletrónico rotarycovilha@gmail.com, mediante o qual serão fornecidas informações e documentos para elaboração da candidatura.

O júri será composto por três elementos do RCC, um elemento designado pela UBI e um elemento cooptado pelo Rotary na sociedade civil e de mérito reconhecido.

O galardão presta tributo a Duarte Cordeiro de Almeida Simões, que teve um papel incontornável no desenvolvimento do Ensino Superior na Covilhã e deixou o seu nome ligado a vários empreendimentos regionais na Cova da Beira. Duarte Simões dividiu a sua intensa atividade profissional com a participação cívica. Foi sócio do Rotary Club de Covilhã, onde exerceu empenhadamente a sua veia humanista.

Esse percurso é agora homenageado pelo RCC com a criação do galardão, com base no pressuposto de que a educação e a formação constituem uma componente indelével do capital humano, que contribui indiscutivelmente para o incremento de uma sociedade competitiva e capaz de dar resposta às constantes mudanças. O Club considera ainda que a atribuição de apoios económicos a estudantes se reveste de crucial importância, enquanto forma de eliminar ou pelo menos de minorar as desigualdades sociais e permite impulsionar o acesso à educação e à formação. Tendo em conta que uma importante área de enfoque do Rotary é a educação e a ação social, surge desta forma o Prémio com a premissa que “Nenhuma menina fique para trás”, com base no lema de 2021/2022, Transformar as Vidas. Desta forma, o Rotary Club da Covilhã pretende com a atribuição deste prémio Transformar as Vidas de Jovens Mulheres.

- 03 out, 2022