Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Marketing Voltar

Quando falamos de marketing, falamos da concentração de inteligência competitiva e estratégica, que algumas empresas possuem, para que seja feita uma análise minuciosa a todo o mercado, desde os pontos fracos aos fortes, das ameaças às oportunidades, para no fundo serem elaborados planos, para satisfazer necessidades e desejos de todos nós, que habitamos esta aldeia global.

De um modo geral, o foco do marketing, baseia-se essencialmente em entender o cliente e levar-lhe as melhores soluções, para posterior logro, i.e. ganho das empresas.

Com as rápidas mudanças tecnológicas e comportamentais, o marketing vai abrangendo novas frentes, mas as mais importantes são o marketing tradicional, efetuado através dos meios de comunicação como a rádio, a televisão, os jornais, outdoors entre outros e continua a funcionar com preços exorbitantes em especial na televisão, nos tão conhecidos horários nobres, já o marketing digital, veio para arrasar e para ficar e para não me tornar muito aborrecida com a discrição de muitos marketings, porque são efetivamente muitos, não podemos deixar de falar do marketing pessoal, onde o foco é nada mais nada menos, que a promoção pessoal.

Mas será mesmo o Marketing necessário na nossa vida?

Dizem alguns, que o marketing consiste essencialmente, na arte de contar histórias que o consumidor quer ouvir, ou vender ideias, que correspondam às vontades irracionais do comprador, mais do que as suas necessidades efetivas e dissertam ainda, sobre o conceito de marketing honesto e desonesto, criado exclusivamente, para nos levar a acreditar no produto, que tentam impingir.

Mas não será o Marketing, que hoje é lecionado nas universidades, um aprimorar do engano, algo que o ser humano faz há milhares de anos, essa habilidade inata do individuo desde do nascimento, que com o passar dos anos, vai ficando cada vez mais otimizado e aperfeiçoado e acreditem, quem não aprimorar o marketing nas suas vidas, de alguma maneira cai por terra, porque quem for pela transparência e integridade, é comido quase sem dar conta.

Esbarramos com o marketing por todos os lados, ele veio de armas e bagagens para ficar e nos atormentar sem dó nem piedade e muitas vezes, por incrível que pareça, já somos nós que o procuramos.

Que essa transparência e integridade, existente ainda em alguns humanos, que não é nada mais nada menos, que uma inteligência aparentemente adormecida, consiga lutar contra esta corrente imparável, onde rebanhos imensos se refugiam, nessa tal capa de inteligência competitiva, desenfreada e fria, denominada de Marketing.

- 01 out, 2022