Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 541

Agricultores reuniram com Ministra da Coesão Territorial Voltar

A Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco foi recebida em Audiência pela Ministra da Coesão do Território, Ana Abrunhosa, em Lisboa, na passada semana

Na audiência, a delegação da ADACB defendeu a importância da agricultura no desenvolvimento da economia regional e da coesão do território e apresentou preocupações relativamente á situação que o setor atravessa em resultado das consequências da seca, do aumento dos preços dos fatores de produção e defendeu uma maior celeridade nos apoios aos agricultores. Defendeu ainda investimentos urgentes nos regadios da Cova da Beira e Idanha-A-Nova bem como a rápida concretização do regadio a sul da Gardunha.

A ADACB denunciou a “excessiva burocracia no acesso aos apoios públicos e as enormes dificuldades dos pequenos e médios agricultores em aceder aos mesmos”. “A senhora Ministra reconheceu as dificuldades que o sector agrícola e florestal atravessa e a necessidades de apoios concretos. Valorizou ainda a importância do Movimento Associativo Agrícola na comunidade rural. Registou-se acordo quanto à necessidade de se tomarem medidas no sentido de valorizar e melhorar o Estatuto da Agricultura Familiar”, afirma.

Os dirigentes da ADACB defenderam a abolição das Portagens nas ex-scuts e receberam o compromisso por parte da Governante de uma redução significativa do custo das portagens no Orçamento de 2023.

Integraram a delegação da ADACB os dirigentes António Quelhas, Aníbal Cabral e Jorge Sequeira.

- 27 set, 2022