Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Festival da Cherovia foi “um sucesso” Voltar

Durante quatro dias a Covilhã o centro histórico da Covilhã ganhou nova vida com a realização da 15ª edição do Festival da Cherovia. Só no sábado, o número de visitantes chegou às 20.000 pessoas, que no total ultrapassou as 50.000, sendo esta já uma das maiores edições de sempre. Com 60 espaços diferentes entre tasquinhas, artesanato, monumentos, restaurantes, cafés, espaços devolutos, tudo foi palco para mostrar a cherovia nas suas diferentes e variadas formas. A organização contabilizou mais de 100 receitas diferentes de cherovia, desde as sopas, salgados e doces.

Novidade do festival, o “Covilhoco”, pastel de massa folhada com doce de cherovia esgotou e fez as delícias de todos, numa parceria com a padaria da Ramalha. A rota gastronómica com a adesão de 21 restaurantes da cidade foi um sucesso. Por outro lado, a forte aposta na animação com dobro do número de grupos, e diferentes palcos com concertos em simultâneo resultou em pleno. A diversidade e variedade trouxeram brilho, cor, alegria e muita animação ao festival. As parcerias com a Associação Académica da Universidade da Beira Interior, Confraria Gastronómica da Cherovia e Panela no Forno, casas da Covilhã, BigMat, Fundação Inatel também se relevaram importantes para o sucesso do festival.

Quanto aos concursos: gastronómico dois prémios ex-áqueo Canoa de Cherovia (cabrito com cherovia) da tasca do Ti Carlos e Filhós da Cherovia da D. Teresa; 2º lugar para crepe de cherovia do stand crepes na lenha e 3º sopa de cherovia da tasquinha. A tasca mais bem decorada foi para a tasca das tias “Tê-Dê-Tê”.

A próxima edição já está no terreno, com o alargamento de mais ruas e serviço de autocarros, pelo menos ao sábado do complexo desportivo para o pelourinho, entre muitas novidades que caracterizam este festival único. Data prevista de 19 a 22 de setembro de 2023.

O festival é uma organização da Banda da Covilhã, Associação Cultural Desertuna, Covilhã Eventos e apoio do Município da Covilhã.

- 26 set, 2022