Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

CHUCB apela à dádiva de plaquetas Voltar

O Serviço de Imunohemoterapia do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) está a promover uma campanha de sensibilização e apelo para a dádiva de plaquetas, sob o mote «Doar plaquetas… é coisa de super-heróis: Salve vidas, doe plaquetas».

O procedimento de colheita de plaquetas é rápido, indolor e seguro, e é precedido em todas as dádivas de uma avaliação de enfermagem e consulta médica. Todos os dadores têm acesso a estacionamento reservado e gratuito no parque do Hospital.

Todas as pessoas saudáveis, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, podem ser dadoras. Para tal basta contactar o Serviço de Imunohemoterapia do CHUCB, através do nº 275 330000 – ext. 12800 ou através do e-mail imunohemoterapia@chcbeira.min-saude.pt.

As plaquetas são fragmentos de uma célula produzida pela medula óssea e atuam principalmente no processo de coagulação sanguínea, sendo essenciais na terapêutica de doentes com plaquetas baixas devido a cancro, tratamentos de quimioterapia e radioterapia, transplantes, hemorragias graves, e ainda, doentes com plaquetas disfuncionais por doenças congénitas ou adquiridas.

- 23 set, 2022