Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Cuidados paliativos no regresso das Conferências do Politécnico Voltar

As Conferências do Politécnico, evento de divulgação científica sobre temas atuais com relevo para toda a comunidade, proferidas por personalidades de renome e abertas à população em geral, estão de regresso ao Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB).

Tendo em conta que em Portugal 90 por cento das mortes acontecem no seguimento de doenças crónicas, estimando-se que 100 mil pessoas necessitem de tratamentos especializados, o novo ciclo de conversas arranca com uma sessão dedicada aos cuidadores informais e aos cuidados paliativos, a qual tem lugar a 21 de setembro, a partir das 18 horas, no Auditório Coménius dos Serviços Centrais do IPCB.

Ana Cláudia Quintana Arantes, presidente da Casa do Cuidar, é a oradora convidada, propondo-se abordar o tema “Histórias lindas de morrer: todas as vidas merecem ser contadas e guardadas no coração”. Depois de em 2019 ter estado na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB, a médica geriatra e especialista em cuidados paliativos regressa a Castelo Branco numa semana em que, no âmbito dos Encontros na Casa do Cuidar, se apresenta em mais quatro cidades lusas tendo por mote a expressão “Cuidar da dor: os corpos doem, as pessoas sofrem”.

Com entrada livre, a sessão decorre em formato híbrido, sendo transmitida em simultâneo no canal do IPCB no YouTube.

Autora de “Histórias Lindas de Morrer” e de “A Morte é Um Dia que Vale a Pena Viver”, Ana Cláudia Arantes dedica-se à humanização do atendimento nos serviços que trabalham com doentes crónicos. Formada em Medicina pela Universidade de São Paulo, é médica nas especialidades de Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da Faculdade Médica daquela instituição paulista, cidade onde dirige A Casa Humana.

Pós-graduada em Psicologia – Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia, e com uma especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e pela Universidade de Oxford, Ana Cláudia Arantes fundou a Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos. Há duas décadas no Brasil e recém-criada em Portugal, a associação sem fins lucrativos pretende promover a saúde e a qualidade de vida quer dos portadores de doenças graves e incuráveis, quer dos seus familiares e/ou cuidadores. Docente da The School of Life e da Casa do Saber, desenvolve ainda cursos intensivos de conversas acerca do envelhecimento e sobre como lidar com a morte.

Lançadas em 2014, as Conferências do Politécnico têm vindo a promover a partilha de testemunhos e de conhecimento em áreas transversais como a economia, a política, o direito, a medicina, a religião, o ambiente, o ensino superior, o desenvolvimento regional, o empreendedorismo, a ética ou a economia social.

- 15 set, 2022