Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Depressão pós-férias? Voltar

Lamento ser a portadora de más notícias mas a verdade é que sim, está aí o temível mês de setembro. Quer isto dizer que temos à porta um dos meses mais difíceis do ano: o mês da depressão pós-férias, o mês que apesar de se apresentar, quase sempre, de céu azul e sol brilhante, nos parece mais sombrio e cinzento que um mês de muita chuva no inverno. Numa só frase: as férias acabaram e o regresso ao trabalho está já aí! … Pausa para respirar…eu sei que não é fácil encarar esta realidade!

Sei que muitos de vocês estão, quando pensam nisso, com uma ligeira sensação de morte na alma. Questionam-se, neste preciso momento, onde irão encontrar forças para aguentar estes onze meses que nos surgem pela frente. É claro que outros há que me dirão que gostam muito de trabalhar e que anseiam por reencontrar o seu local de trabalho e os seus colegas. Mas, convenhamos, todos nós, de uma forma mais ou menos intensa, estaremos a sentir uma pequena “depressão pós-férias”. Todos estaremos a questionar onde iremos encontrar a motivação para trabalhar estes longos meses que temos pela frente, onde iremos encontrar a vontade para sorrir e fazer conversa de circunstância com os colegas, onde iremos encontrar forças para levantar cedo todos os dias de manhã. E, quase poderia apostar que a maior parte daqueles que se encontram a ler a crónica neste momento já consultaram o calendário para verificar em que dias calham os próximos feriados nacionais! Respirem fundo (e esta informação é para quem ainda não consultou o calendário) meus amigos: até dezembro, não vislumbro um fim-de-semana prolongado que seja! Faça-se silêncio para recuperarmos o fôlego após essa informação…

A verdade é que, ainda que pareça que estou a ser exagerada naquilo que estou a dizer o regresso ao trabalho não é tão fácil como gostaríamos de acreditar e todos, de um modo mais ou menos intenso, sentimos uma pequena depressão, um pequeno stress pós-férias. Esse stress pode manifestar-se como referi, numa enorme dificuldade em levantar cedo, numa pouca vontade de largar a “roupa de verão e o chinelo” pela roupa, habitualmente mais formal, do dia-a-dia num emprego ou até nalguma dificuldade em reencontrar o fio-à-meada (Perceber em que ponto tinham ficado as nossas tarefas antes das férias). Ainda assim, esta “depressão pós-férias” pode ser mais intensa e manifestar-se fisicamente em dores musculares, dores de cabeça, insónias, ansiedade e até problemas gastrointestinais.

“Estarei em depressão?” “Que poderei fazer quanto a isso?”- serão as questões colocadas, aqui chegados. Posso dizer-vos, antes de mais, que não existe, à partida, razões para preocupações de maior. Ainda que a palavra “depressão” nos possa assustar um pouco, não podemos olhar para esta condição como uma condição clínica mas apenas como uma maior dificuldade em adaptar-se, de novo, às exigências do trabalho. Ainda assim, o melhor será não sentir qualquer tipo de sintoma pelo que algumas medidas podem ser tomadas antes de voltar para que essa transição “férias-trabalho” possa decorrer de forma mais calma e menos agressiva.

A primeira grande medida a ser tomada – e se tiver essa possibilidade – é a de tirar férias de forma faseada. Ter um mês completo de férias até pode ser bom para algumas pessoas. Contudo, pensar que os próximos onze meses não terão qualquer tipo de descanso a não ser o fim-de-semana poderá ser razão para nos mergulhar na mais profunda tristeza. Tendo essa possibilidade, façam férias faseadas.

Outra medida que me parece ser eficiente é a de não transitar diretamente do local de férias para o local de trabalho. Tentar ter uns dias de descanso e dolce fare niente em casa, sem grandes correrias, poderá ajudar-nos a preparar, física e mentalmente, para o regresso ao trabalho.

Para iniciar um novo ano de trabalho com um sorriso na cara há que, também, retomar os bons e velhos hábitos. Regressar à alimentação um pouco mais cuidada, regressar ao exercício físico, adquirir uma rotina mais ativa. Tais práticas irão ajudar, com certeza, a enfrentar com melhores olhos este regresso ao trabalho.

Acima de tudo convém não esquecer que há vida para além das férias. Existem fins-de-semana, existirão alguns (poucos) feriados. Reúnam com amigos e família para um café, um jantar, um passeio, relembrem as férias que passaram, programem as próximas. A perspetiva de dias mais positivos ajuda-nos a melhorar a nossa ligeira depressão, acreditem!

E, por último mas não menos importante: sejam agradecidos. Procurem todos os dias uma razão para estar feliz nos empregos que têm. Por difícil que isto, por vezes, possa parecer, encontramos, quase sempre, se a procurarmos, uma razão para sorrir e agradecer…

E com isto vos desejo um bom setembro e um bom regresso à vossa atividade profissional!

Para os que já regressaram uma vez que usufruíram das férias mais cedo…espero que a depressão pós-férias já tenha passado!

- 10 set, 2022