Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: XI
Nº: 534

«Ciclo Histérico de Música Clássica» na Beira Interior Voltar

A Histérico - Associação de Artes, associação juvenil com sede no Fundão, promovea iniciativa «Ciclo Histérico de Música Clássica», com o primeiro concerto a decorrer em Vale de Prazeres, freguesia no concelho do Fundão, no dia 19 de agosto, pelas 21h00, na Igreja Matriz desta localidade. A entrada é gratuita e limitada aos lugares existentes.

No arranque deste Ciclo que se prolonga pelos próximos meses, teremos os Neartem Duo: “Um Duo de guitarra e saxofone que têm como principal objetivo oferecer uma nova abordagem ao tradicional, e já bastante explorado, mundo dos duetos na música clássica, trazer novas abordagens músicas como também explorar ao máximo novo reportório”.

Devido à sua composição menos comum o duo consegue explorar diferentes tipos de reportório, da música Renascentista ao Contemporâneo. E com o enorme leque de variâncias, dinâmicas e efeitos que a guitarra e o saxofone oferecem, transportar os ouvintes numa viagem musical evocando sensações únicas.

Fundado em 2020 o Duo é composto por Ariana Cunha, saxofonista natural da Covilhã, e José Almeida, guitarrista natural da Guarda, “dois amigos de longa data, determinados a trazer algo de novo ao panorama musical atual, decidiram dar início este duo”.

Em breve serão anunciadas novas datas e locais. A Histérico - Associação de Artes avança que neste Ciclo, fazem parte nomes como o «Giocoso Duo», composto por Joana Ramos na guitarra e Beatriz Carvalho no clarinete, ou os «Trio Agitato» composto por Leonor Soares na flauta transversal, Alice Peixinho na viola d’arco e Sebastião Mateus no piano.

Esta iniciativa tem como compromisso a promoção quer deste género musical, quer de jovens talentosos residentes e/ou naturais na Beira Interior, levando este tipo de música a comunidades mais isoladas também nos distritos de Guarda e Castelo Branco.

- 12 ago, 2022