Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: XI
Nº: 534

«Festa Brava» regressa ao concelho do Sabugal Voltar

As Capeias Arraianas estão de regresso no concelho do Sabugal, após dois anos de paragem devido à pandemia. A primeira já se realizou no dia 31 de julho em Quadrazais. Segue-se Lageosa (6 de agosto), Soito (dia 9) e, no dia 20, realiza-se nesta localidade o «Festival ao Forcão Rapazes», Rebolosa (dia 10), Nave (dia 14), Aldeia da Ponte e Aldeia do Bispo (dia 15), Vale de Espinho (dia 16), Alfaiates e Ozendo (dia 17), Forcalhos (dia 22), Foios (dia 23) e Aldeia Velha (dia 25). Na capeia, o touro é lidado com o forcão que é manuseado por cerca de 30 homens.

No total são 13 capeias arraianas, que se realizam no espaço de um mês, no conelho do Sabugal. Esta tradição integra o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

“A Capeia é a mais identitária das expressões da nossa cultura, das nossas tradições, em especial da raia sabugalense. Não é um espetáculo! É vida, é festa, é adrenalina, é convívio, são raízes que nos prendem forte à terra que nos viu nascer e aonde se regressa. A galhardia dos cavaleiros nos encerros, a valentia dos que enfrentam o ‘boi da prova’, a afirmação pública dos mordomos a ‘pedir a praça’ e a esperar o primeiro touro da tarde, as expectativas do público a cada novo touro que sai, a canalha que se afoita no bezerro, a nostalgia da festa que termina no desencerro. É isto a Capeia, terreno de paixões, de fortes emoções e de sentimentos que ano após ano se repete”, refere o presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Vítor Proença.

- 06 ago, 2022