Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: XI
Nº: 534

Ciência Viva promove três caminhadas temáticas em Idanha Voltar

No âmbito dos programas Ciência Viva no Verão, estão agendadas para 5 de agosto três atividades no concelho de Idanha-a-Nova: “Os Fósseis de Penha Garcia”, “Barrocais de Monsanto” e “Rios de Problemas e Soluções”, na Zebreira.

A atividades são gratuitas e organizadas pelo Centro Ciência Viva da Floresta, com entidades parceiras.

A primeira caminhada tem lugar em Penha Garcia, às 9h30, e é organizada em parceria com o Geopark Naturtejo, Geoparque Mundial da UNESCO. Os participantes embarcam numa história geológica que remonta há mais de 480 milhões de anos, altura em que Penha Garcia era banhada por um oceano cheio de vida. Atualmente encontram-se evidências desses seres vivos, como as Cruziana, vestígios da atividade das trilobites.

Igualmente em parceria com o Geopark Naturtejo, a tarde reserva um passeio por Monsanto, a partir das 15h00. A caminhada de 3 km percorre os barrocos graníticos de Monsanto, pelas ruas estreitas da aldeia e pelo castelo templário, à descoberta do geomonumento Monte-Ilha de Monsanto e da sua curiosa história com cerca de 300 milhões de anos.

Ainda no dia 5 de agosto, às 9h00, pode optar por experiência diferente na Barragem da Toulica, na Zebreira. A ação “Rios de Problemas e Soluções” é realizada em parceria com o Centro de Ecologia Funcional e propõe a observação de flora aquática, incluindo plantas nativas e até em perigo de extinção, e uma nova invasora que se está a tentar erradicar nesta barragem, a Ludwigia peploides.

- 26 jul, 2022