Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

António Costa visitou região na última semana Voltar

O Primeiro-Ministro, António Costa, defendeu na passada semana, em Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, que tem de ser reintroduzida riqueza na floresta para que deixe de ser uma ameaça ao país.

“Temos que atacar a causa estrutural, a raiz do problema. Temos que reintroduzir riqueza na floresta para que deixe de ser uma ameaça e passe a ser uma riqueza do país”, disse António Costa.

Acompanhado pela Ministra da Justiça e pela coordenadora para a Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (eBUPi), António Costa sustentou que grande parte da mancha florestal está abandonada, “infelizmente, por híper fragmentação da propriedade que foi perdendo valor económico”.

O chefe do Governo considerou fundamental completar o cadastro das propriedades.

“Sei que é uma tarefa muito difícil. O cadastro parou no início do século XX, mais ou menos logo a norte do Tejo e nas zonas Centro e Norte ficou por fazer. E nem a ditadura teve coragem de fazer o cadastro porque havia a ideia de que, se fizéssemos o cadastro, as pessoas tinham que passar a pagar impostos. Esse é um problema que esta resolvido. Ninguém vai pagar impostos por fazer o cadastro. A única coisa que permite é que cada um fique a saber a propriedade que tem e como é que a pode valorizar”, concluiu.

O Primeiro-Ministro deixou um novo apelo aos portugueses: “Lembrem-se de cada vez que virem na televisão as imagens de um incêndio que podem contribuir de uma forma sustentável e duradoura para que essas imagens não se repitam, procedendo à identificação e ao registo da sua propriedade”.

O presidente da autarquia de Vila de Rei, Ricardo Aires, que agradeceu a presença do Primeiro-Ministro, afirmou que “a ferramenta do Cadastro Simplificado, que há muito desejávamos, veio finalmente há cerca de um ano para a esfera do Município e, neste curto período de funcionamento, Vila de Rei é já um dos Concelhos com maior percentagem de matrizes registadas na plataforma. Estes valores são fruto de um contacto muito direto com as populações e o resultado de um conjunto de boas práticas que o BUPi de Vila de Rei aplicou no território”, afirmou.

- 21 jul, 2022