Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Inoperacionalidade continuou em junho na Guarda e Covilhã Voltar

No passado mês de junho, as viaturas de emergência médica e reanimação (VMER) da Guarda e da Covilhã estiveram mais de 50 turnos inoperacionais, o que faz com que a direção do INEM coloque as duas cidades no topo do ranking da inoperacionalidade, com outras quatro localidades.

notícia foi avançada esta segunda-feira, 11 de julho, pelo “Jornal de Notícias”, ao qual a Unidade Local de Saúde da Guarda confirmou ter havido falhas “em 26 turnos de 16 dias”. Dados reiterados pela direção do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que colocou a Guarda e Covilhã na lista de quatro colocadas no topo das falhas nacionais por falta de tripulação.

Sem especificar, o INEM identificou 30 das 44 viaturas existentes no país que nunca registaram falhas, enquanto que outras nove estiveram paradas menos de 30 horas. Números piores só no mês de maio, onde se verificou uma taxa de 98,3% de operacionalidade.

Para o mês de julho, a VMER da Guarda tem 28 turnos em aberto e na Covilhã, de acordo com a administração, que também não revelou dados de inoperacionalidade, “o guião está em permanente construção”, refere o JN.

Já em Castelo Branco de recordar que a VMER funciona há cerca de 17 anos em contentores. Médicos e enfermeiros fazem 72 horas de serviço para assegurar turnos.

O Jornal Fórum já tinha denunciado o caso da inoperacionalidade da VMER no início do mês de junho, e até ao momento os turnos continuam a ter intermitências. Fonte próxima do INEM referiu a este Semanário que cerca de 50 turnos ficaram inoperacionais nas últimas semanas.

- 21 jul, 2022