Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Filme de animação coproduzido no concelho de V.V. Ródão venceu dois prémios no Festival de Annecy Voltar

O filme de animação "Interdito a Cães e Italianos", coproduzido pela Ocidental Filmes, sedeada no concelho de Vila Velha de Ródão, venceu dois prémios no Festival de Annecy, o mais importante evento mundial do cinema de animação.

Vencedora do Prix du Jury e do Prix Fondation GAN à la Diffusion, a longa-metragem de animação em stop-motion é realizada por Alain Ughetto e resulta de uma co-produção internacional que envolveu nove co-produtores de cinco países: França, Itália, Suíça, Bélgica e Portugal. Além de participar nas equipas de animação e compositing, a Ocidental Filmes foi responsável pela montagem e misturas de som, realizadas nos seus estúdios em Gavião de Ródão.

"Interdito a Cães e Italianos" é um documentário em animação, que segue o périplo de Luigi Ughetto, avô do realizador, que deixa Itália para descobrir "La Merica", a terra fabulosa onde os dólares crescem nas árvores. Uma comovente história de família, aventura e emigração, que tem como pano de fundo a Itália na primeira metade do século XX.

- 27 jun, 2022