Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Covilhã participa na Bienal Internacional de Design de Saint-Étienne Voltar

A Covilhã Cidade do Design está, neste momento, a participar na Semana Internacional da 12ª edição da Bienal Internacional de Design de Saint-Étienne, que decorreu de 22 a 24 de junho de 2022.

Esta Cidade Criativa fez-se representar pela vereadora do município da Covilhã que lidera este projeto. Durante o fórum das cidades criativas a nível mundial, Regina Gouveia irá partilhar a experiência da Covilhã como cidade de design sustentável, resiliente e inclusiva, igualitária e solidária.

Focado nas “Bifurcações Urbanas”, este fórum pretende explorar as marcas das alterações sociais profundas, que a recente crise tornou ainda mais crítica. Esta é uma oportunidade para repensar a forma de fazer as coisas e como é possível promover a diversidade, através do design e o que esta disciplina pode fazer e como se reinventar.

No âmago deste evento estão as cidades criativas da UNESCO, em especial o continente africano e a modernidade dos seus designers, convidado de honra desta edição.

Durante estes dias, a Vereadora Regina Gouveia terá ainda oportunidade de participar em workshops de sustentabilidade e mobilidade, de visitar os 4.000 m2 das sete exposições que apresentam os desafios do design em grandes áreas (espaços domésticos, automóvel, corpo, aprendizagem, consumo e métodos de produção), e de assistir a alguns dos mais de 150 eventos preparados para esta Bienal, que decorre até ao final de julho.

 

De referir que, desde 1998, a cidade francesa de Saint-Étienne recebe esta Bienal organizada pela Escola Regional de Belas Artes e produzida e gerida pela Cidade do Design. O objetivo central é melhorar o design contemporâneo e torná-lo acessível a uma maior amplitude de público. A cada nova edição, escolhe-se um tema relacionado com as preocupações da sociedade.

A cada dois anos, mais de 200 mil pessoas visitam a Bienal que é considerada como o 16º melhor evento cultural mundial e um dos maiores da Europa, que permite a Saint-Étienne fazer parte da agenda internacional do mundo do design.

- 27 jun, 2022