Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Relatório de Atividades e Contas aprovado por unanimidade no IPCB Voltar

O Relatório de Atividades e Contas do Instituto Politécnico de Castelo Branco referente ano de 2021 foi aprovado por unanimidade na reunião do Conselho Geral da instituição realizada no dia 9 de junho.

O documento tem como objetivo central apresentar as principais atividades desenvolvidas pela instituição durante o ano em análise, bem como avaliar o nível de execução do Plano de Atividades do ano em referência.

O Presidente do IPCB, António Fernandes, sublinhou que “o resultado muito positivo do desempenho institucional, ao nível do aumento do número de estudantes, da abertura de concursos de admissão de pessoal docente e não docente e de concursos de promoção, e do desempenho financeiro, que se deve ao trabalho de toda a equipa constituída pelos Vice-presidentes, Administradora, e demais intervenientes, sendo de destacar os coordenadores dos serviços”.

O relatório de atividades apresenta os resultados do desempenho institucional, os resultados dos mecanismos internos de avaliação e melhoria e a adequação dos recursos com vista à concretização da missão institucional.

No que concerne ao desempenho institucional, dos 22 objetivos definidos para 2021, 14 foram plenamente concretizados, sete apresentaram uma taxa de concretização superior a 50%, um apresentou uma taxa de concretização inferior a 50% e um foi cancelado. Os objetivos dos processos no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade do IPCB tiveram todos uma concretização plena. Na auditoria externa de acompanhamento, realizada pela APCER - Associação Portuguesa de Certificação, em setembro de 2021, o IPCB mostrou capacidade para a manutenção da certificação do seu SGQ.

Relativamente aos mecanismos de avaliação e melhoria, verificou-se que 91% dos estudantes do IPCB se encontram satisfeitos, uma subida face ao ano anterior, sendo que 49% se encontram muito ou totalmente satisfeitos. O grau de satisfação com os Serviços de Ação Social é globalmente superior a quatro (escala de um a seis), com ligeiro aumento face a 2020, e a satisfação dos colaboradores encontra-se acima dos 65% (percentagem de respostas entre quato e seis), superando, em alguns casos, os 80%. “É importante também sublinhar a elevada satisfação dos trabalhadores com o IPCB, medida em quatro dimensões: imagem global do IPCB; desempenho global do IPCB; papel do IPCB na sociedade; perspetiva de futuro do IPCB”, sublinhou António Fernandes

Já sobre a adequação dos recursos, foram abertas diversas vagas para concursos internos de promoção de docentes à categoria de professor coordenador, concursos documentais para lugar de professor coordenador e professor adjunto, regularizadas diversas situações no âmbito do PREVPAP, bem como abertas vagas para recrutamento de técnicos superiores, incluindo mobilidades e PREVPAP, assistentes técnicos e assistentes operacionais.

Relativamente ao desempenho financeiro, a receita cobrada líquida em 2021 (incluindo o valor do saldo transitado da gerência anterior), ascendeu a 25.911.924,04 euros e foram efetuados pagamentos no valor de 23.410.366,19 euros. O saldo transitado para a gerência seguinte foi de 2.501.557,85 euros.

- 24 jun, 2022