Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Município de Oleiros convidado na Feira Internacional de Artesanato Voltar

Oleiros é o município convidado da 34 ª Feira Internacional de Artesanato (FIA) que se realiza de 25 de junho a 3 de julho no pavilhão da FIL, em Lisboa.

“O município de Oleiros é famoso pelo seu artesanato, destacando-se os bancos de cortiça, os chamados «tropeços» ou o linho, ainda trabalhado em algumas freguesias do concelho, passando pelas rodilhas e bolsas de trapos, ou pela pintura em cerâmica e filigrana em arame”, destaca a organização da mostra de artesanato.

A FIA Lisboa, considerada a maior festa intercultural na Península Ibérica, é uma plataforma de excelência para a promoção da identidade e desenvolvimento dos territórios nacionais e estrangeiros, designadamente ao nível económico, cultural e turístico.

O vereador da Câmara Municipal de Oleiros, Paulo Urbano, refere que o convite vem “distinguir os artesãos do concelho, a nossa identidade e cultura. Esta decisão honra muito o município”.

A aposta do município de Oleiros no artesanato “é evidente e, neste momento, estamos a constituir uma Rede de Artesãos, apoiando e valorizando os artistas locais, mas também atraindo novos artesãos que, entretanto, se têm estabeleceram no concelho”. Prova disso é o facto de existir já uma comunidade estrangeira radicada na freguesia de Álvaro, “que tem acrescentado valor ao produto artístico que aqui é gerado e que mensalmente se reúne num certame local que começa a ganhar nome e que para além de um motivo de convívio, tem revelado enorme talento”, conclui Paulo Urbano.

- 24 jun, 2022