Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Projeto de Apoio ao Luto em Oleiros chegou a meio milhar de pessoas em sete anos Voltar

Há sete anos no terreno, o programa de Apoio ao Luto do Município de Oleiros já apoiou meio milhar de pessoas no concelho. Iniciado em março de 2015, este projeto leva aos lugares mais remotos de Oleiros uma psicóloga que se dirige a pessoas que se encontrem em processo de luto. Pioneiro a nível nacional aquando da sua criação, o Programa de Apoio ao Luto começou por ter 50 utentes em 2015. Atualmente, a psicóloga acompanha, com visitas ao domicílio e atendimentos no Gabinete de Ação Social Municipal, meia centena de pessoas, algumas das quais a precisar agora de apoio após um período longo de isolamento social. “Estamos perante a pandemia da saúde mental derivada do Covid-19. Existem pessoas que não puderam despedir-se de vizinhos ou familiares que faleceram com este vírus. Outras que não veem filhos ou outros familiares devido ao afastamento. Outras ainda que se isolaram com medo da doença”, explica Rafaela Lopes, psicóloga do município que leva a efeito um projeto que arrancou na Unidade Móvel de Saúde, com apoio da área social e da saúde. Depressa as técnicas perceberam que apareciam pessoas com questões relacionadas com perdas recentes de familiares. O Município passou aí a intervir também na área do luto.

Passados estes sete anos e com um confinamento obrigatório em 2019 e 2020, Rafaela Lopes diz que o projeto acabou por não se restringir à perda de vida humana. “Existem pessoas que têm recursos para lidar com essa perda, outras não têm tantos recursos e aí pode ser necessária uma intervenção, porque viveram experiências mais traumáticas pode ser precisa ajuda para reativar os recursos pessoais que elas têm”. A sinalização dos casos é feita pelo Gabinete Municipal de Ação Social e Serviço Municipal de Proteção Civil, Juntas de Freguesias, da CLDS, Centro de Saúde ou pela própria comunidade (vizinhos ou amigos).

O Presidente da Câmara de Oleiros lembra que quando delineou este projeto “foi a pensar sobretudo nas pessoas que vivem sozinhas, que mais facilmente entram em depressão do que se estiverem acompanhadas. O apoio psicológico ajuda a minorar a desgraça que lhes caiu em casa”. Fernando Jorge destaca que este “projeto foi pioneiro a nível nacional e está o município a fazer aquilo que considero que o Estado deveria fazer no país”.

Recorde-se que existem outras medidas de apoio social que estão no terreno no concelho, como o da carrinha “CuidAdor” - com o apoio a quem cuida e a quem é cuidado, serviço de cabeleireira, técnica de geriatria e esteticista, que fazem visitas ao domicílio. “Temos uma população envelhecida, muitas pessoas que vivem só e isoladas, é por elas que valem a pena estes projetos”, frisa Fernando Jorge.

O Projeto de Apoio ao Luto de Oleiros recebeu vários prémios nacionais, como o de Município do Ano 2019 na categoria regional Centro atribuído pela Universidade do Minho através da plataforma UM-Cidades, o Prémio Boas Práticas em Psicologia – Administração Local – 2019 criado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e pela Câmara Municipal de Lisboa, entre outros.

- 21 jun, 2022