Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Jardim do Paço Episcopal de Castelo Branco Voltar

Classificado como Monumento Nacional, o Jardim do Paço Episcopal de Castelo Branco é considerado um dos mais originais exemplos do estilo barroco em Portugal. Jardim de recreio e reflexão, é dedicado a S. João Baptista, cuja estátua ocupa um lugar central na parede fundeira do patim principal.

Foi o Bispo da Guarda, D. João de Mendonça que encomendou e provavelmente orientou as obras do Jardim. Mais tarde, já no fim do séc. XVIII, o segundo bispo da Diocese de Castelo Branco, D. Vicente Ferrer da Rocha, fez ali obras de algum relevo.

Na sequência da Implantação da República, já em 1911, o Jardim passa para as mãos da Câmara Municipal, primeiro por arrendamento e, em 1919, com a compra que lhe confere titularidade definitiva sobre a propriedade.

O Jardim do Paço, em forma retangular, tem no pátio principal cinco lagos, nos quais se destacam os característicos jogos de água. No patamar intermédio destaca-se o Lago das Coroas e, em lados opostos, a Escadaria dos Reis e a Escadaria dos Apóstolos. No pátio superior, merece destaque a Escadaria de Moisés e o grande tanque a partir do qual se garantia o funcionamento dos repuxos (por pressão), bem como o abastecimento a todo o Jardim e às então designadas Hortas Ajardinadas (atual Parque da Cidade).

Rico de simbologia, todo o Jardim do Paço é pontuado por estatuária, com a água como elemento central, apresentada no espaço como o elemento purificador, num cenário que remete o observador para uma dualidade constante entre o terreno e o divino.

Os canteiros rematados por buxo esculpido e as laranjeiras plantadas por todo o jardim exalam aromas característicos que transformam este lugar particularmente aprazível na primavera, muito embora o Jardim do Paço mude ao ritmo das Estações do Ano e em cada época tenha atrativos que o tornam ímpar e imperdível. 

Este jardim, localizado na Rua Bartolomeu da Costa em Castelo Branco tem como custo de entrada dois euros, com descontos para séniores, estudantes e crianças, assim como para grupos de mais de dez pessoas.

- 17 jun, 2022