Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Autarquia mostra preocupação sobre subfinanciamento da UBI Voltar

Na última Reunião de Câmara privada, que decorreu no dia 6 de maio, a oposição mostrou preocupação sobre o subfinanciamento da Universidade da Beira Interior (UBI) e o vereador eleito pelo CDS-PP/PDS, Ricardo Silva, pediu ao presidente da autarquia covilhanense “que tenha um papel ativo no sentido de apelar junto do Governo esta questão da nossa universidade que não é só da cidade, mas também da região”.

O presidente do município da Covilhã, Vítor Pereira, considera que este tema é uma “preocupação” e “uma causa bem-vinda”. “Quer do ponto de vista da ação governativa municipal, quer como dirigente partidário faço-o com toda a frontalidade e sem quaisquer hesitação face a esta injustiça que é a UBI aferir por aluno uma verba inferior, por exemplo, relativamente à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro ou Universidade de Évora, que sendo similares à nossa é profundamente injusto”, disse.

“É uma causa que nunca desistiremos até que esteja reposta a justiça de uma universidade como a nossa, bem colocada no ranking mundial, com mais oito mil alunos e o grande motor de desenvolvimento económico, social e cultural da nossa região”, concluiu.

O tema foi abordado na sessão comemorativa dos 36 anos da UBI, onde o reitor Mário Raposo declarou que o financiamento “comparado com o de outras instituições, deveria ser superior em mais de seis milhões de euros”, afirmando que “devemos ser recompensados e não penalizados”.

Mário Raposo considera que, apesar destas dificuldades no financiamento, a UBI vai iniciar “uma estratégia progressiva e gradual da contratação e renovação do corpo docente em áreas científicas mais necessitadas, e para isso contamos com a abertura de 29 concursos para professores associados”

- 11 mai, 2022