Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: XI
Nº: 521

Escola Americana avança com novo projeto em Idanha-a-Nova Voltar

A Clonlara School, Escola Americana, Avança com Projeto de Novo Campus em Portugal, Trazendo Uma Nova Proposta Educativa à Região de Idanha-a-Nova.

Com a assinatura do contrato com a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, para a cedência de um edifício para o projeto, a Clonlara School inicia um novo capítulo da sua história de 54 anos – a abertura do seu primeiro Campus fora dos Estados Unidos da América.

"É com muito interesse que vemos a instalação da Escola Clonlara em Idanha”, disse Armindo Jacinto, Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. “Reunimos neste concelho as condições ideais para a criação de uma escola de carácter internacional, que irá responder às expectativas das famílias da região, sejam de cidadãos nacionais ou estrangeiros, bem como de famílias de todo o país e do mundo que procuram um projeto educativo baseado em critérios de inovação, multiculturalidade, internacionalização e sustentabilidade.”

Fundada em Ann Arbor, no estado do Michigan, como uma escola onde a curiosidade e os interesses dos alunos guiam a sua aprendizagem, a Clonlara School cresceu e, atualmente, acompanha mais de 2000 alunos, ao redor do mundo, em oito línguas, através dos seus Programas Campus e Off-Campus. A Clonlara tornou-se assim uma comunidade global de alunos, cujas paixões se alinham com as apostas inovadoras de Idanha-a-Nova, responsáveis por atrair para a região cidadãos não só portugueses como também estrangeiros.

“Na qualidade de diretora executiva da Clonlara e de primeira aluna do Campus original em Ann Arbor, estou particularmente entusiasmada com a abertura desta filial em Portugal”, disse Chandra Montgomery Nicol.

“Criámos raízes, construímos um programa global forte, com uma excelente reputação, e estamos muito satisfeitos por poder expandi-lo para esta belíssima região.”

O Campus da Clonlara School – Idanha será o primeiro a operar fora dos Estados Unidos da América, seguindo se ao Campus original, em Ann Arbor.

O edifício a reabilitar encontra-se localizado numa zona dotada de infraestruturas desportivas e de lazer, que enriquecem a proposta da escola.

A parceria com a Câmara de Idanha-a-Nova assinala uma nova fase para a Clonlara em Portugal. Em 2015, a Clonlara convidou Sofia Gallis a lançar o seu Programa Off-Campus em português com o objetivo de apoiar famílias a desenharem os seus planos educativos personalizados. Desde então, o programa tem crescido significativamente, tendo levado a uma afiliação com o Colégio de São José, em Coimbra, que utiliza a abordagem educacional da Clonlara para oferecer, na sua secção internacional, um acompanhamento personalizado em português e em inglês.

“Sabia que a implementação da Clonlara School em Portugal seria um apoio essencial para famílias que procuram uma abordagem educativa verdadeiramente personalizada e comprometi-me com esse objetivo desde o primeiro dia”, disse Sofia Gallis, que atualmente é Global Research & Development Director da Clonlara.

- 09 mai, 2022