Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: XI
Nº: 521

1ª edição das Olimpíadas das Reservas da Biosfera termina dia 30 Voltar

Está a terminar a 1ª edição das Olimpíadas Nacionais das Reservas da Biosfera, com 20 equipas em participação.

A final da atividade que quis desafiar a comunidade escolar de norte a sul do país e regiões autónomas dos Açores e Madeira a explorarem, ao vivo e a cores, a biodiversidade e as tradições das Reservas da Biosfera portuguesas, decorre entre os dias 29 de abril a 1 de maio, nos concelhos de Torres Novas e da Golegã, territórios que pertencem à Reserva da Biosfera Paul do Boquilobo.

Sábado, dia 30 de abril, o dia será dedicado ao reconhecimento deste sítio classificado pela UNESCO, com a participação dos alunos do I Escalão em competição (8º ano). Os jovens estudantes irão captar imagens, como fotos, vídeo, sons e histórias locais para a criação de um vídeo, que será apresentado ao final da tarde.

Mas também os alunos do II Escalão (10º a 12º anos), realizam a sua prova no mesmo dia. Com debates argumentativos sobre as Reservas da Biosfera, no formato de campeonato e durante toda a manhã os alunos vão ser postos à prova até à grande final do seu escalão, ao início da tarde.

A cerimónia de entrega de diplomas a todos os participantes, do I e II Escalões, está marcada para o final do dia de sábado, onde saberemos também quem serão os vencedores de uma estadia numa Reserva da Biosfera portuguesa.

Para o último dia deste fim-de-semana de Olimpíadas Nacionais das Reservas da Biosfera, está marcada ainda uma visita à Casa-Museu José Relvas, na Golegã, e passeios de charrete.

O objetivo desta final é que os jovens não só conheçam o conceito e a importância das Reservas da Biosfera, mas que as vivenciem através de desafios dinâmicos onde poderão melhorar competências e envolverem-se ativamente na conservação da natureza e na agenda da transição verde que vivemos.

Estas Olimpíadas são promovidas pelo projeto Reservas da Biosfera, Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes, em colaboração com a Ordem dos Biólogos.

- 27 abr, 2022