Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

500! Voltar

Esta semana é particularmente feliz para mim e para equipa do Jornal Fórum. Publicamos a edição número 500, um número que nos orgulha e que ao fim de dez anos conseguimos atingir. Sabíamos que na nossa caminhada encontraríamos dificuldades e contrariedades, que nos fortaleceram e ajudam a desenvolver o nosso trabalho.

Publicar 500 edições não foi fácil, mas foi desafiante, conseguimos criar uma nova dinâmica no jornalismo regional, não debitando apenas notícias, mas indo ao encontro das pessoas, das comunidades. Hoje há centenas de coletividades, associações, instituições que semanalmente recebem o Fórum em papel e que permitem que as notícias se espalham por toda a comunidade.

Os jornais têm que ter cada vez mais um papel ativo e interventivo na sociedade, têm de auxiliar a Democracia e combater os extremismos, os egocentrismos e primar pela verdade dos factos.

Sei que podemos ainda fazer muito mais, mas sinto que durante dez anos e 500 edições alcançamos algumas marcas, divulgamos muitas tradições e projetos e inserimos uma dinâmica junto dos mais jovens que temos que a curto prazo comecem a ler cada vez mais jornais.

Esta é uma época desafiante em que novos projetos vamos iniciar. E para os nossos Leitores que nos acompanham há muitos anos temos algumas novidades, iremos iniciar um projeto relacionado com jornalismo para potenciar o turismo na região e ainda um projeto para crianças, com o objetivo de promover a Leitura e potenciar a Literacia. É este género de jornalismo que temos que potenciar, saindo na nossa zona de conforto e ajudar com que o mesmo abranja o maior número de público possível.

Depois de escrevermos 500 edições, desejamos que venham mais 500 e que o projeto continue a crescer e a contornar dificuldades, pois sem elas também não existe evolução.

Continuaremos a trabalhar para os nossos Leitores e para a região, fazendo o melhor que podemos e sabemos!

- 25 jan, 2022