Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Ministério Público acusa licenciado em engenharias de atear 16 fogos na zona do Pinhal Voltar

Segundo avança o JN, o Ministério Público afirma que o arguido da Sertã ia à Deepweb comprar, sob anonimato, componentes para construir engenhos incendiários que eram acionados à distância. Num dos incêndios ateados morreu um bombeiro.

Na véspera de ser atingido o limite legal de seis meses da prisão preventiva sem acusação, o Ministério Público acusou, na quarta-feira, dia 19, um homem licenciado em duas engenharias, munícipe da Sertã, no distrito de Castelo Branco, de 16 crimes de incêndio florestal, um deles agravado pela morte de um bombeiro de Proença-a-Nova que sofreu um acidente durante o combate às chamas.

Nelson Afonso, de 38 anos, empregado de uma serração de Oleiros, é suspeito de ter ateado pelo menos 16 fogos na zona do Pinhal Interior entre 2017 e 2021 e de ter provocado um morto, dois feridos graves, três feridos ligeiros, dezenas de lesados que perderam casas, máquinas e culturas e ainda de ter destruído ainda uma área de floresta superior a 63 mil hectares em localidades como Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei.

A primeira ignição terá acontecido em 22 de junho de 2017. À data, foi detetado na terra queimada um engenho eletrónico idêntico aos que vieram a ser descobertos nos anos seguintes e que acabariam por relacionar os fogos com o mesmo autor.

- 22 jan, 2022