Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

“Temos muito mais a ver com a CIM da Beira Baixa” Voltar

O Comando Sub-regional da Proteção Civil da Comunidade intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), onde Belmonte, Covilhã e Fundão se insere, vai ficar localizado na Guarda.

Na última Reunião de Câmara, o presidente do município da Covilhã, Vítor Pereira, explicou que a posição dos concelhos de Belmonte, Covilhã e Fundão foi de “defendermos a manutenção dos nossos municípios na área de intervenção de ação do Centro Distrital de Operações de Socorro do distrito de Castelo Branco”.

Para Vítor Pereira, as razões são de natureza “funcional, de articulação de serviços, proximidade, experiência consolidada já com trabalho em conjunto e em caso de absoluta necessidade, são aqueles que melhor conhecem o nosso território e que nos poderão ajudar em situações de emergência tendo em vista a proteção de pessoas e bens”.

Pedro Farromba, vereador da oposição, considera que “querer sair da CIMBSE para a CIM da Beira Baixa não é resolver um problema, nós temos de pensar se não faz sentido ter uma CIM que una toda esta área, que tenha escala e capacidade de intervenção, peso político nos nossos governantes e em Bruxelas, mas que tenha sobretudo uma estratégia para a região e essa estratégia não pode estar desvinculada da Serra da Estrela”.

Em outubro de 2021 o edil covilhanense, explicou que era o momento certo para que os concelhos de Belmonte, Covilhã e Fundão saíssem da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) e sejam integrados na CIM da Beira Baixa.

“Esta minha posição já é pública e conhecida e passa por pugnar para que os municípios da Cova da Beira passem a integrar a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa. Estamos numa comunidade onde muito estimamos os nossos parceiros, onde muito os consideramos, mas entendemos que, do ponto de vista de identidade, história e homogeneidade territorial, temos tudo e mais a ver com a Beira Baixa e muito menos com a esmagadora maioria dos municípios que compõem a CIMBSE”, afirma o edil covilhanense.

O parecer dos três municípios foi entregue à Associação Nacional de Municípios Portugueses, manifestado por escrito, sendo que Vítor Pereira revela que “estamos a aguardar, com a expetativa positiva”.

- 18 jan, 2022