Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Orçamento Municipal de Oleiros para 2022 foi aprovado Voltar

Com um valor fixado acima dos 14 milhões de euros, o Orçamento Municipal para 2022 foi aprovado em Reunião de Câmara. O documento, aprovado por maioria em ambas as votações, reflete um forte investimento a pensar na valorização do território e das suas gentes, numa lógica de sustentabilidade e de eficiência na afetação dos recursos.

Num ano que se prevê desafiante, com novas atribuições e competências autárquicas, Fernando Jorge, presidente da Câmara Municipal, afirma que “com toda a certeza, continuaremos a assegurar a prestação de serviços públicos de qualidade a todas as pessoas. Trabalharemos afincadamente e com toda a energia” . Como compromisso estratégico municipal, pretende-se afirmar o concelho como um território empreendedor, inovador e atrativo, ambiental e socialmente responsável, onde todos tenham satisfação em residir, trabalhar e estudar e os seus visitantes, vontade de regressar.

A exemplo de anos anteriores, o executivo continua a apostar forte no apoio social aos seus munícipes, através de medidas e boas práticas que têm distinguido o município a nível nacional. Do mesmo modo, a ação educativa, cultural e desportiva, bem como o fomento à criação de emprego e riqueza, recebem uma importante parcela desta estimativa. Refira-se ainda que em 2022 o município se assume como autoridade pública de transportes, garantindo desta forma as deslocações de todos os munícipes à sede de concelho, de forma gratuita.

No que se refere ao investimento, este encontra-se orçamentado num valor global acima dos 8 milhões de euros, pretendendo reforçar a atratividade do território. Nesse sentido, destaca-se o apoio ao empreendedorismo, a ampliação da zona Industrial de Açude Pinto, a instalação de um centro de incubação e desenvolvimento de empresas, a criação de um espaço coworking, a implementação do Miradouro do Zebro – projeto do Arq.to Siza Vieira que vem impulsionar a criação de uma rota concelhia de miradouros, a dinamização do Parque das Devesas Altas, a recuperação e valorização do corredor verde do futuro Parque Ribeirinho de Oleiros e a conservação e restauro do património artístico religioso do concelho, nomeadamente na Igreja Matriz de Oleiros.

Dando continuidade à preocupação do executivo quanto à eficiência energética, ilustrada em várias candidaturas elaboradas, o município destaca o projeto de gestão da eficiência energética na iluminação pública concelhia. Ainda dentro da estratégia deste executivo, destaca-se o investimento na rede viária municipal, com a requalificação da ponte em Roda (Oleiros), a pavimentação do CM entre as localidades de Adgiraldo e Ingarnal (limite do concelho), a pavimentação entre as localidades de Sendinho da Senhora e Amieira, bem como o calcetamento nas ruas do concelho.

No que diz respeito ao espaço rural/florestal e à defesa da floresta contra incêndios, estes continuam a ser uma prioridade assumida pelo elenco governativo. A implementação de Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP) e do Condomínio da Aldeia, a elaboração do cadastro simplificado concelhio, a criação e manutenção das faixas de gestão de combustível e da viária florestal, bem como o apoio às Equipas de Intervenção Permanente (EIP´S), são ações também prioritárias.

Para 2022 dá-se continuidade ao fomento da participação cívica, através do Orçamento Participativo que terá uma dotação global de 50.000 euros, e consolida-se a modernização administrativa e a transformação digital. Segundo o edil, “este Orçamento reforça as capacidades autárquicas para que possamos responder com eficácia e responsabilidade a todos os desafios propostos, agindo proactivamente, com a criatividade e resiliência necessárias para superarmos todas as dificuldades e servirmos os cidadãos”.

O orçamento foi aprovado por maioria em ambas as votações, contando com a aprovação do PSD (no órgão executivo) e do grupo municipal PSD/PPF (no órgão deliberativo) e a abstenção do grupo MCO.

- 10 jan, 2022