Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Empresas do território da CIMBSE assinam contratos do Programa de Apoio à Produção Nacional Voltar

Na próxima terça-feira serão assinados numa cerimónia, na cidade da Guarda, os contratos de financiamento da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), no âmbito do Programa de Apoio à Produção Nacional (PAPN).

No Teatro Municipal da Guarda, pelas 15 horas, um número significativo de micro e pequenas empresas com candidaturas aprovadas no PAPN assinam os contratos de financiamento com a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Centro 2020, para poderem beneficiar de apoio de fundos europeus para projetos de investimento.

Ao aviso de concurso n.º CENTRO-D7-2021-12 publicado em fevereiro de 2021 pela CIMBSE, no âmbito do Programa de Apoio à Produção Nacional (PAPN), foram submetidas 122 candidaturas das quais foram aprovadas 61 candidaturas que totalizam um investimento elegível total de nove milhões e 74 mil euros ao qual está associado um financiamento (fundo europeu FEDER) no montante de 5 milhões e 133 mil euros, distribuído pelas empresas ligadas ao setor do Turismo no montante de 816 mil e 796 euros e o restante pelas empresas ligadas ao setor da Indústria de transformação/extração no montante de quatro milhões e 317 mil euros.

Estas empresas vão investir, na expansão das suas instalações, aquisição de novos equipamentos, diversificação da produção, redução de custos com energia e modernização de processos e serviços prestados.

Estas empresas operam sobretudo nos setores na CAE REV 3: Indústrias extrativas; Indústrias transformadoras; Turismo: Estabelecimentos hoteleiros, turismo no espaço rural, parques de campismo e de caravanismo, restauração e organização de atividades de animação turística. 

O Programa de Apoio à Produção Nacional é uma iniciativa da área governativa da Coesão Territorial destinada ao investimento empresarial produtivo e dirigida essencialmente ao setor industrial. O programa foi lançado com uma dotação de 100 milhões de euros, 50% dos quais afetos aos territórios do Interior, e recebeu candidaturas de 4.128 projetos de investimento, que solicitaram investimentos na ordem dos 587 milhões de euros.

 

A medida, dirigida às micro e pequenas empresas criadas há pelo menos um ano que assumam o compromisso de não reduzir o número de postos de trabalho, apoia o investimento em máquinas, equipamentos, serviços tecnológicos/digitais, bem como sistemas de qualidade e de certificação que permitam alterar os processos produtivos das empresas. É um importante apoio à transição digital e energética, à introdução de processos de produção ambientalmente mais amigáveis servindo, simultaneamente, de estímulo à produção nacional. Garante ainda a melhoria da produtividade das empresas em contexto de novos modelos de negócios e apoia a expansão e modernização da produção em projetos de base local.

- 07 jan, 2022