Fundadores: Vitor Aleixo e Ricardo Tavares
Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: XI
Nº: 517

Proença-a-Nova assinala em 2022 o Ano Municipal do Desporto e da Aventura Voltar

O município de Proença-a-Nova instituiu 2022 como o Ano Municipal do Desporto e da Aventura com o objetivo de, por um lado, promover a prática do exercício físico, tendo em conta os muitos benefícios que acarreta – independentemente da idade com que se pratica – e, por outro, possibilitar que as diferentes ofertas existentes no concelho se constituam como produto turístico, tanto as proporcionadas diretamente pelo município, como pelos muitos parceiros com quem estabelece acordos de cooperação. “A seguir a um ano em que nos pediram para ficar em casa, evitar grupos e contactos, nada melhor do que incentivar a prática desportiva saudável e o gosto por descobrir o nosso território”, refere João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal com a tutela do Desporto. “Queremos que este ano assinale o início de novos projetos, que garantam uma melhor qualidade na prática desportiva de todos, e também queremos que o nosso concelho seja uma referência no acolhimento de eventos desportivos de forma a captar mais visitantes e mais atividade económica para o nosso território”.

São vários os projetos que estão pensados para este ano, alguns já em fase de conclusão, como o campo de desportos de areia junto à Praia Fluvial da Aldeia Ruiva que vai permitir alargar as modalidades já praticadas no concelho para todas aquelas que possam ser replicadas neste piso, como o futebol, o vólei, o futevólei, o ténis ou o andebol. O objetivo é acolher competições oficiais ou estágios de equipas portuguesas, aliando o campo à infraestrutura já existente neste local, que congrega a oferta do Parque de Campismo. É ainda objetivo do Município construir campos de padel, um skate park e uma pista de atletismo, requalificar os campos municipais de ténis, a piscina (aguardando-se financiamento), o ginásio e o campo de jogos do Peral e concluir a construção do campo de futebol de 7 do Malhadal.

Em termos de eventos, e se não houver indicações em contrário da Direção-Geral de Saúde, serão realizados o Rally da Cortiçada (dia 5 de fevereiro), o Proença Cross Trail (a 12 de março), a 1ª Taça Nacional de Ciclismo Júnior (a 20 de março) ou o Proença-a-Nova CUP – futebol infantil (durante a Páscoa), a primeira prova da Taça de Portugal em Voo de Formação a 4 (19 e 20 de março) e o Campeonato Nacional de Velocidade em Queda Livre - Speed Skydiving (a 21 e 22 de maio). Estas iniciativas juntam-se às outras que já fazem parte do calendário anual, como o Torneio de Veteranos, as corridas da Cortiçada e da Cereja, as caminhadas mensais ou as possibilitadas no âmbito da Grande Rota da Cortiçada e dos percursos de pequena rota.

Para além do atletismo, também o futsal, o futebol, o ténis e a natação são ofertas regulares, com a atividade do Núcleo de Juventude, da ADCPN, da Zonameeting e da Escola de Natação. Os estágios de verão de basquetebol irão continuar, dando seguimento à promoção desta modalidade. No Campo de Tiro da Nave à Metade, a aquisição de cinco novas máquinas permite dar novo impulso ao tiro desportivo. Ao nível do Aeródromo Municipal, tanto a Sky Fun Center como a Fly Proença proporcionam atividades lúdicas, como o salto tandem ou a viagem em paramotor bi-lugar, muitas vezes portas de entrada nestas modalidades. No campo da aventura, destaca-se ainda a escalada, o enduro BTT, o parapente e a Via Ferrata, tudo modalidades que podem ser realizadas de forma livre na Serra das Talhadas,bastando ter os conhecimentos e equipamentos adequados para a sua prática.

- 07 jan, 2022