Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Contra ventos e marés, estamos cá há dez anos Voltar

Este é dos Editoriais mais especiais e que mais me toca escrever. Não só por marcar os dez anos do Jornal Fórum Covilhã, mas também porque assinala dez anos de uma luta intensa, de resistência, resiliência e fazer diferente. Só possível porque ao longo destes anos houve um conjunto de pessoas que nunca abandonaram o projeto, não fugiram à primeira dificuldade e que resistiram, querendo fazer mais e melhor, investindo no serviço público de excelência e que não fizeram da resignação um marco e acreditaram que era possível. Já lá vão 493 edições!

O jornalismo regional passa por algumas dificuldades, diria eu que por muitos desafios. Questões relacionadas com o mundo atual que privilegia o digital. Mas caros Leitores, não nos podemos esquecer de uma coisa muito importante: se não fossem os jornais em papel e a comunicação social impressa não existia a Liberdade de hoje, não existia o digital que tanta independência dá às pessoas e às comunidades, e porventura a Democracia nunca se teria consolidado. Devemos aos jornais impressos da época muitas das conquistas de hoje: o direito ao voto, à liberdade de expressão e opinião e até à igualdade de género. Não fosse o papel dos Homens e Mulheres de antigamente e aos jornais de outrora e hoje não teríamos uma sociedade tão democratizada. Agora eu pergunto: os jornais em papel um dia vão acabar? Não, não podem acabar, com eles acabaria grande parte da Democracia, perderia a Liberdade de Expressão e Opinião e surgiriam «novos ditadores» disfarçados de democratas.

Voltando ao âmbito regional e ao projeto do Jornal Fórum, iniciamos agora uma nova era, começamos a expansão para todos os concelhos dos distritos da Guarda e Castelo Branco, com a consciência de que queremos fazer mais e melhor e implementar novos projetos, tanto no papel, como no online, porque não queremos esquecer ninguém, e temos o objetivo de abarcar todo o género de Leitores.

Na comemoração desta efeméride que no início muitos pensaram não ser possível, quero agradecer aos que pertenceram a esta Casa, aos que já não estão cá e que de uma forma ou de outra nos ajudaram e aos que estão comigo nesta caminhada, os que fazem do Fórum um Jornal de referência, que aqui estão todos os dias, muitas das vezes prejudicando as suas famílias. Grandes Pessoas para um Grande projeto.

Por último aos nossos Leitores que são os responsáveis de aqui estarmos. Vamos continuar a caminhar, contra ventos e marés, em prol de um jornalismo de excelência!

- 30 nov, 2021