Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Bloco de Esquerda denuncia poluição no Zêzere Voltar

O núcleo concelhio do Fundão do Bloco de Esquerda denuncia, em comunicado, que continua por resolver o foco de poluição no rio Zêzere, junto à praia fluvial de Barroca do Zêzere. Uma situação que vai ser alvo de uma participação à agência portuguesa do ambiente.

De acordo a nota enviada, os dirigentes do núcleo do Fundão deslocaram-se ao local no passado dia 23 de novembro onde constataram que “a espuma continua a ser bem visível e o cheiro também se consegue sentir”. Uma situação que vai ser remetida à APA para que a entidade se pronuncie sobre a situação.

O núcleo do Fundão acrescenta que “os episódios de poluição neste local não são novos, tendo acontecido um caso grave no verão de 2019 que até levou à interdição da praia fluvial. Na altura, foi anunciado que a agência portuguesa do ambiente iria proceder a análises da água para tentar obter a origem da poluição, mas os resultados, pelo menos, não são publicamente conhecidos”.

Os responsáveis do núcleo fundanense recordam ainda que uma tese de doutoramento da Universidade de Coimbra, em 2015, identificou um pH ácido e níveis de metais pesados acima do valor máximo recomendado num afluente do rio Zêzere, nomeadamente na ribeira do Bodelhão, junto às minas da Panasqueira, nos concelhos da Covilhã e do Fundão.

- 30 nov, 2021