Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Barrocal, a natureza selvagem no centro da cidade Voltar

O Parque do Barrocal situa-se por entre os bairros da cidade de Castelo Branco e é considerado um “oásis refrescante de História Natural”.

A comemorar um ano de abertura ao público, este espaço é composto por rochas, nascidas há 310 milhões de anos e é um exemplo da riqueza natural e cultural do território UNESCO, onde se integra.

No parque, os caminhos e os passadiços adaptam-se às singularidades topográficas e geológicas de cada lugar, com plataformas de observação para contemplar a paisagem, numa junção de campo e cidade onde o Túnel do Lagarto, o Observatório dos Abelharucos, Círculo do Domo e a Ponte Suspensa assumem uma função de referência para várias atividades.

Para além da riqueza ambiental, existe também a arquitetura com a visão dos profissionais Catarina Viana, Teresa Barão e Luís Ribeiro.

O Parque Natural do Barrocal já ganhou vários prémios e encontra-se também integrado nos territórios classificados do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO e da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo|Tajo Internacional.

Com 40 hectares, sete miradouros, diversas formas geológicas, passadiços, trilhos naturais, parque infantil e observatório de aves, o Parque do Barrocal é uma verdadeira reserva natural em plena cidade que vale a pena visitar!

 

 

Encerra à segunda-feira

Horário Inverno (1 de outubro a 31 de março)

Das 10h00 às 17h00, última entrada para visitas completas às 15h30

Horário Verão (1 de abril a 30 de setembro)
Das 09h00 às 20h00, última entrada para visitas completas às 18h30

- 30 nov, 2021