Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Guarda2027 já submeteu candidatura a «Capital Europeia da Cultura» Voltar

A Guarda2027 já submeteu a sua Candidatura a «Capital Europeia da Cultura 2027», com o envio do respetivo Dossier à Comissão Europeia, a entidade responsável pela apreciação das Candidaturas de todas as cidades concorrentes ao título.

O Dossier de Candidatura é um documento de 60 páginas que consolida o trabalho realizado pela Guarda2027 ao longo de quatro anos e, nesta fase, apresenta já uma programação de dimensão europeia para o ano de 2027.

Sob o título «Re/Generations», o Dossier expõe os argumentos da Guarda e dos 18 Municípios que a acompanham para a corrida a este título, oferecendo uma visão futura da região como “metrópole rural: uma urbanidade de baixa-densidade, adequada aos tempos pós-Covid”, mas pautada por um espírito cosmopolita associado a uma vontade de capacitação cultural e aos objetivos do esforço de digitalização atualmente em curso na União Europeia. Reunindo mais de 45 projetos para 2027, a proposta da Guarda 2027 conta com mais de 25 Parceiros Culturais da região, ativando as respetivas redes internacionais para um programa de projeção europeia.

Partindo do mote inicial do «Apelo do Interior», o documento pergunta “quem somos, que heranças guardamos, em que nos distinguimos, que atrativos queremos deixar para habitantes e visitantes – antecipando uma nova região de acolhimento que, no âmbito da emergência climática, inverte finalmente o processo de despovoamento a que esta região tem sido sujeita”.

Se a Guarda2027 passar para a segunda fase do processo, sendo uma das finalistas anunciadas em março de 2022, a equipa tem nove meses de trabalho para preparar o Dossier final, o qual nos poderá colocar a equipa ao alcance da conquista do título de Capital Europeia da Cultura.

- 25 nov, 2021