Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

6838 idosos isolados em Castelo Branco e Guarda Voltar

A GNR sinalizou, no último ano, 44 484 idosos a viverem sozinhos, onde muitos vivem completamente isolados. Segundo o balanço da Operação Censos Sénior 2021, são mais de cerca de 2059 pessoas a viverem sozinhas, registando um aumento de 4,8%.

Os militares da guarda apuraram que, em Castelo Branco, foram identificados 1826 idosos a viverem sozinhos ou isolados, o que equivale a uma percentagem de 4,10%. Já no distrito da Guarda, o número é maior, dado que vivem nessa situação 5012 idosos, numa percentagem de 11,3%.

O isolamento é maior nas regiões do interior, tendo mais população envelhecida. Os dois distritos com a percentagem mais elevada são Vila Real (11,7%) e Guarda (11,3%), que têm mais pessoas acima dos 64 anos a viverem sozinhas.

Nesse sentido, a GNR tem vindo a realizar a operação Censos Sénior, permanente desde 2011, efetuando um balanço a cada 12 meses. Inserido no programa da GNR, é objetivo “garantir que os mais vulneráveis tenham algum tipo de acompanhamento”. Com a pandemia, a corporação teve que se adaptar e fazer mais contactos na residência das pessoas.

"Os militares realizaram uma série de ações que privilegiaram o contacto pessoal com as pessoas idosas em situação vulnerável, no sentido de sensibilizarem e alertarem este público-alvo para a adoção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto, bem como para a adoção de medidas preventivas de propagação da pandemia covid-19", refere um comunicado da GNR.

Com o primeiro Censos Sénior, que aconteceu há 10 anos, a GNR “tem vindo a atualizar a sinalização geográfica, proporcionando assim um apoio mais próximo à nossa população idosa, o que certamente contribui, por um lado, para a criação de um clima de maior confiança e de empatia entre os idosos e os militares da GNR e, por outro, para o aumento do seu sentimento de segurança”.

Em declarações à comunicação social, a relações públicas da GNR, major Mafalda Gomes de Almeida frisou que a campanha tem uma importância “imensa, a partir do momento em que serve o propósito de sensibilização e alertar a população idosa, nomeadamente para adoção de comportamentos de segurança”.  A militar acrescentou que o objetivo é “para esses comportamentos, não possam ser risco de se tornarem vítimas de certos crimes, que estão associados a esta população, quer seja situações de violência, ou de burla e furtos”.  

Mafalda Gomes de Almeida referiu ainda que “nesta operação 2021, nós conseguimos chegar a cerca de 20 000 idosos, sendo que, esta operação é feita desde 2011, onde vamos atualizando esta sinalização geográfica e temos a nível nacional 44 484 idosos sinalizados”.

- 25 nov, 2021