Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Castelo Branco vai “fazer forte aposta” Voltar

A Câmara Municipal de Castelo Branco vai promover, de 7 de dezembro a 6 de janeiro de 2022, o «Natal Branco», evento que marca as celebrações natalícias em toda a comunidade concelhia, e que este ano “aposta forte” na iluminação.

“Este ano tivemos pouco tempo para preparar o Natal Branco, devido à nossa tomada de posse que ocorreu no passado dia 15 de Outubro, o que nos deixou pouca margem. Contudo, temos um programa que dignificará Castelo Branco, o concelho e vai permitir que haja condições para que os cidadãos se possam divertir e os comerciantes tenham aqui um alento que seja diferenciador para o comércio local”, referiu na passada semana, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, durante a apresentação da iniciativa em conferência de imprensa.

O «Natal Branco» é uma iniciativa do município de Castelo Branco, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa (ACICB), iniciada por Luís Correia, e este ano foi alvo de vários ajustamentos na sua dinâmica, sendo que a autarquia decidiu “apostar forte” na iluminação e instalações artísticas. O orçamento disponibilizado para o evento ronda os 200 mil euros.

Leopoldo Rodrigues sublinhou que apesar do pouco tempo para preparar a iniciativa, o executivo que lidera procurou introduzir alguma inovação no “Natal Branco”, apostando numa iluminação diferente da habitual e alargando a mesma a zonas da cidade que até agora não eram abrangidas.

A autarquia vai ainda oferecer 7 000 bilhetes aos alunos dos Agrupamentos de Escola de Castelo Branco para assistirem, entre o dia 8 de Dezembro e 06 de Janeiro de 2022, a espetáculos gratuitos no Circo Soledad Cardinalli.

“Vamos também dinamizar um sorteio que termina no dia 06 de Janeiro, em cartão de compras. Por cada 25 euros em compras, é entregue um cupão, sendo que o primeiro prémio tem um valor de 7 500 euros e o segundo, 5 000 euros. Depois há quatro prémios de 1 000 euros e três de 500 euros. O cartão de compras deve ser usado no comércio local de Castelo Branco. É uma forma de incentivar o consumo e de apoiar o comércio de proximidade”, afirmou o autarca.

As instalações artísticas vão ficar na Avenida 1º de Maio, Rua Rei D. Dinis e edifícios da Câmara Municipal e do Palácio dos Viscondes de Portalegre, antigo Governo Civil e atuais instalações da Secretaria de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território.

Os Madeiros natalícios também estão de regresso nos seus locais tradicionais, incluindo no Largo de Santo António,

O município vai também apostar nas tradicionais barraquinhas de comida e de artesanato, sendo que neste momento as 50 inicialmente previstas já estão ocupadas e existe já uma lista de espera, pelo que o executivo pondera ainda aumentar o seu número, o que irá, também, condicionar o trânsito automóvel durante este período, orientado pelas forças de segurança e policiais.

“O Mercadinho vai funcionar na Avenida Nuno Álvares, nos dois passeios. Esta é também uma forma de valorizar as avenidas mais importantes da cidade”, disse Leopoldo Rodrigues.

A iluminação vai ainda ser reforçada no castelo e, pela primeira vez, a torre do relógio e a varanda existente na devesa vão também receber iluminação de Natal.

A Câmara de Castelo Branco vai ainda inovar, com uma árvore de Natal que será montada numa das chaminés da antiga Metalúrgica, com cerca de 40 metros de altura.

Já o presidente da direção da ACICB, Sérgio Bento, manifestou a disponibilidade da associação para a realização destas parcerias com o município de Castelo Branco.

“Este tipo de atividades são muito importantes para o comércio local que precisa muito deste tipo de iniciativas”, declarou.

Segundo o presidente da Câmara a promoção do "Natal Branco 2021" também irá ser feita em 'Outdoors' de autoestradas nacionais, nomeadamente na zona de Lisboa.

- 24 nov, 2021