Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Autarquia da Covilhã recebe apresentação de livro sobre o Teixoso Voltar

O município da Covilhã apresenta no próximo dia 30 de novembro (terça-feira) o livro “A inquisição no Teixoso – Lugar do termo da Vila da Covilhã”.

Uma notável investigação histórica realizada pelo covilhanense Luiz Sá Pessoa, que assinala os 200 anos da extinção do Santo Ofício em Portugal.

A cerimónia de apresentação pública terá lugar pelas 17h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Vítor Pereira, e dos ilustres convidados Maria José Ferro Tavares, Elisa Calado Pinheiro e Fernando Carvalho Rodrigues.

Luiz José Estrela de Sá Pessoa é natural da Covilhã onde residiu e estudou até 1969. Engenheiro Civil pelo Instituto Superior Técnico e membro sénior da Ordem dos Engenheiros, tem uma pós-graduação em Comércio Internacional, pela Université Libre de Bruxelles (Bélgica - Solvay Business School) e é auditor de Defesa Nacional, com o curso de Defesa Nacional do Instituto de Defesa Nacional. Trabalhou durante 8 anos como engenheiro civil num grupo multinacional de origem belga, tendo ingressado na Comissão Europeia, onde geriu Fundos Europeus, para grandes projetos de infraestruturas em Portugal, tanto do Fundo de Coesão, como do FEDER. Como Representante da Comissão Europeia em Portugal acompanhou todo o período do resgate financeiro a Portugal, do FMI, do BCE e da Comissão Europeia até à sua aposentação em 2014. Desde 2015 é o Cônsul Honorário da Lituânia em Lisboa, representando em Portugal o Embaixador da Lituânia, não residente em Portugal.

O interesse pela História, sobretudo a do seu país e da sua região natal, conduziu-o à investigação histórica, aproveitando o período de tempo em que a pandemia Covid-19 impôs grande isolamento.

- 23 nov, 2021