Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Seia quer Centro de Análise de Dados em Turismo Voltar

O presidente da Câmara Municipal de Seia, Luciano Ribeiro, desafiou a Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda para criar um Centro de Análise de dados em Turismo.

O apelo foi lançado pelo autarca durante o 5º Simpósio Internacional de Turismo e Hotelaria/International Symposium of Tourism and Hospitaliy (ISTH), que hoje terminou naquela escola, e que durante dois dias debateu e refletiu sobre as dinâmicas atuais associadas ao Turismo, à Hotelaria e à Restauração e os processos valorativos para os territórios turísticos.

O objetivo, explica o edil, é congregar, todos os instrumentos e plataformas que gerem estes dados, das comunicações às plataformas de reservas, etc., os quais carecem de ser analisados, de forma a criar uma ferramenta útil para a tomada de decisões por parte dos empresários, instituições e o próprio mundo académico.

A inovação e a tecnologia são tidas como absolutamente fundamentais para a sustentabilidade do turismo e do próprio território, de modo a criar novos produtos turísticos. “Há muito caminho para trilhar juntos, a partir do conhecimento aqui adquirido, que deve ser aplicado no Concelho, na região e no País”, destacou.

O recém-eleito autarca quer ampliar a parceria com aquela instituição de ensino superior e por isso tudo fará para afirmar a ESTH no panorama nacional e internacional, evidenciando os elevados padrões de qualidade do ensino ali ministrado.

A autarquia entende que o centro de análise de dados enquadra-se na visão de futuro que a Câmara tem para o Concelho, assente na inovação e tecnologia, fatores decisivos para que as organizações assegurarem que os investimentos realizados em termos de melhorias em competitividade tenham retorno garantido, mais produtividade e uma melhor gestão dos recursos. Não basta apenas captar dados, mas saber como transformar esses dados em informações úteis para negócios, rematou.

- 23 nov, 2021