Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Autarquia da Covilhã reduz taxa de IMI Voltar

A Câmara Municipal da Covilhã aprovou na passada semana, dia 19 de novembro a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 2022, que passará dos atuais 0,36% para 0,35% nos prédios urbanos.

A decisão foi aprovada por maioria durante a reunião pública do executivo, que decorreu esta manhã e durante a qual o presidente da autarquia, Vítor Pereira (PS), reiterou que o objetivo é manter uma redução gradual até chegar à taxa mínima.

Este apoio às famílias representará uma verba de cerca de 100 mil euros.

No que concerne ao IMI rústico a taxa continua nos 0,80%. Além disso, esta autarquia mantém a penalização de 30% para os prédios urbanos em ruínas.

No caso dos prédios rústicos com áreas florestais que se encontrem ao abandono a taxa passa para o dobro.

Relativamente à Derrama foi aprovada a isenção para empresas com um volume de negócios que, no ano anterior, não ultrapassem 150 mil euros e para as restantes foi fixado o valor de 1.10, quando no ano anterior estava em 1.20.

Já a taxa de participação da autarquia no IRS das famílias continua no valor máximo de 5,0%, apesar de os vereadores da oposição terem apresentado uma proposta de redução, que foi rejeitada.

- 22 nov, 2021