Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

UBI e CIDESD colaboram na preparação da Seleção de Hóquei em Patins para o Campeonato da Europa Voltar

António Ferraz, aluno de doutoramento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior e Bolseiro de doutoramento do CIDESD, acompanhou nas últimas duas semanas o estágio de preparação da Seleção Nacional de Hóquei em Patins, com vista à participação no Campeonato da Europa da modalidade.

No âmbito do seu projeto de doutoramento, António Ferraz monitorizou todas as unidades de treino e providenciou à equipa técnica relatórios diários sobre a carga de treino, bem-estar e recuperação dos jogadores. O seu trabalho constitui-se como uma “mais-valia para a equipa técnica aferir da capacidade dos jogadores para enfrentarem as exigências de um campeonato da Europa extremamente exigente que se jogará no decorrer desta semana em Paredes”. Para além deste objetivo imediato, os dados permitirão aumentar o conhecimento sobre as exigências da modalidade, bem como a compreensão mais efetiva do impacto das manipulações do treino na performance dos jogadores.

A possibilidade de realização deste trabalho resulta da capacidade tecnológica e do conhecimento no âmbito da monitorização e análise da performance em desportos coletivos que a UBI e o CIDESD têm desenvolvido nos últimos anos, constituindo um excelente exemplo de investigação aplicada e transferência de conhecimento. Todo o trabalho está a ser realizado em cooperação com o Diretor Técnico Nacional, Nuno Ferrão, com o Selecionador Nacional, Renato Garrido, e sob supervisão dos orientadores científicos deste trabalho, os docentes Bruno Travassos, Pedro Duarte-Mendes e João Valente dos Santos.

- 17 nov, 2021