Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Novembro Azul de Bigode, mês da consciencialização contra o cancro da próstata Voltar

A próstata é uma glândula genital masculina responsável pela produção do líquido seminal.

Tem a sua localização perto do reto, por baixo da bexiga, sendo que a uretra atravessa essa glândula. O cancro de próstata é um dos cancros masculinos mais frequentes, sendo a segunda causa de morte masculina por cancros, a nível mundial. A maioria dos cancros prostáticos evoluem de uma forma silenciosa, isto é não produzem sintomas nas fases iniciais da doença. Os sintomas, quando presentes são pouco específicos para a doença, pois podem estar presentes em variadíssimas outras doenças. Alguns exemplos dos sintomas são dor incómoda na região pélvica, aumento da frequência urinária, dificuldade em urinar, fluxo urinário fraco, presença de sangue na urina, ejaculação dolorosa, perda de apetite ou perda de peso. Ao longo dos anos tem-se tentado encontrar um método de rastreio eficaz para este tipo de cancro devido à sua evolução lenta, com um período longo de doença, durante o qual, se for detetado pode ser eficazmente tratado.

O antigénio específico para a próstata (PSA) é uma enzima produzida pela próstata que se usa no rastreio e auxílio do diagnóstico do cancro da próstata. Este marcador, quanto mais aumentado, maior é a especificidade para cancro de próstata. No entanto, valores intermédios (pouco aumentados) podem ser devidos a outras causas que não o cancro, como é o caso da Hiperplasia Benigna da Próstata (aumento do volume prostático), prostatites (inflamação da próstata), ejaculação recente, entre outros. Assim atualmente em Portugal não está recomendado um rastreio generalizado dos homens adultos de todas as faixas etárias, com realização da análise do PSA, pois a grande maioria dos casos de aumento deste marcador não seriam na realidade devidos a cancro de próstata. Esta situação, faria aumentar muito o número de operações desnecessárias e as suas possíveis complicações inerentes. O rastreio recomenda-se sim numa faixa etária dos 50 aos 70 anos, onde é mais efetivo. Quanto à periodicidade para a realização do rastreio, essa dependerá do resultado do PSA Total. Se notou o aparecimento de alguns dos sintomas referidos ou se tem história familiar de tumores malignos da próstata em familiar próximo, é aconselhável consultar o seu médico.

O movimento Movember nasceu na Austrália em 2003 aproveitando as comemorações do dia 17 de novembro, Dia Internacional do Combate contra o Cancro da Próstata. A campanha ganhou notoriedade posterior, pois pede-se aos homens que queiram publicitar o movimento que deixem crescer o bigode e usem bigode durante o mês de novembro. Uma forma de publicidade que atraiu a atenção a nível mundial nos anos subsequentes e que serve de divulgação do tema para os mais curiosos. Atualmente o movimento não engloba só a temática do cancro da próstata, mas também de várias outras patologias masculinas (desde o cancro do testículo à depressão masculina, entre outras).

A Cor azul é a cor destinada à sensibilização para o Cancro da próstata, usada muitas das vezes na forma de lacinho de cor azul que pode ser usado como pin decorativo na roupa. O uso dos lacinhos para sensibilização de diversas patologias foi usado por diversas instituições ao logo dos anos, os mais célebres são o lacinho vermelho para a sensibilização do HIV e o lacinho cor-de-rosa para a sensibilização do cancro de Mama, mas atualmente existem lacinhos para sensibilização e celebração das datas comemorativas da luta contra variadíssimos cancros, sendo que a cor azul é destinada ao Cancro de Próstata.

O Novembro Azul é assim um bom exemplo de como uma campanha mundial pode atiçar a curiosidade da população para um tema importante, permitindo que a população geral fique mais informada sobre o mesmo. Populações mais informadas poderão reconhecer mais precocemente sinais e sintomas que motivem o recurso ao médico de modo que haja uma intervenção mais atempada. Também permite divulgar as faixas etárias onde o rastreio é recomendado de modo a detetar cancros em estádios mais precoces diminuído a mortalidade e morbilidade do Cancro.

 

Ricardo Campos, Médico Interno de Medicina Geral e Familiar

- 16 nov, 2021